10 dicas para adaptar o quarto para chegada do segundo filho!

Está esperando o segundo filho? Não sabe como arrumar o quartinho para acomodar os dois? Busca inspirações? Então esse post vai te ajudar. Tenho algumas seguidoras que assim como eu estão na espera do próximo baby e me pediram para fazer sobre isso então darei algumas dicas.

Existem alguns motivos que fazem com que uma mamãe prefira usar o mesmo quarto para ambos filhos, em grande parte opção mesmo ou falta de espaço. Sei bem que hoje as casas e apartamentos estão cada vez menores e realmente é difícil organizar tudo como se deve! Não interessa o sexo das crianças, existem inúmeros motivos que são incríveis e neutros (já escrevi sobre isso AQUI), por isso não se preocupe com isso, vai ficar incrível!

  1. Priorize o mais velho! O quarto do bebê pequeno nada mais é que um espaço para a mamãe. A cômoda, berço, altura e etc são pensados em seu conforto. Agora quando a criança cresce, ela começa a aproveitar esse espaço também, leitura, brincadeiras, estudo. Portanto, o bebê recém chegado não irá perceber se perder um pouco de espaço para o mais velho, até porque em breve ele irá curtir junto com ele.

 

  1. Opções para o trocador: Se eu puder numerar o que é realmente essencial para um quarto de bebê diria: trocador e berço! Todo resto é adaptável, porém levar o bebê até o banheiro ou outro lugar de madrugada para troca é bem incomodo. Existem algumas opções bem legais para otimizar o trocador.

    Otimizando o quarto do bebê

    Trocador apoiado no berço

 

  1. Opções para a cômoda: Uma forma legal para economizar espaço no quarto é usar a cômoda junto com o berço. Alias, esses berços costumam vir com outros atributos como gavetas e até bicama em baixo do berço para a criança maior. Outra forma de economizar espaço é colocar a cômoda do bebê dentro do armário! Já pensou!? Você mesma pode tentar adaptar ou pode pedir para um marceneiro adaptar para você e fica bem legal. Lembrando que tendo uma cômoda, já temos o trocador também!
    otimizando espaço para o quarto dos bebês

    Cômoda e berço juntos! Espaço extra para gavetas e até bicama.

    otimizando quarto do bebê

    Cômoda dentro do armário

 

  1. Opções de cama tipo beliche: se seu quartinho tiver espaço para uma cama no chão, estilo Montessoriano (veja AQUI e AQUI meus posts sobre) ou uma cama normal, ótimo! Porém se não tiver, uma excelente opção é fazer uma cama alta! Ela não precisa ser tão alta assim, mas o espaço em baixo pode ser muito bem utilizado. Você pode adaptar um espaço para o berço ou até (e talvez melhor porque dependendo da cama, pode ser bem incomodo para você acessar o bebê) um espaço para o mais velho. Pode ser espaço para brincar, deixando nichos com seus brinquedos, mesinha, espaço para livros e até montar uma cabana, fechando com tecido em baixo dessa cabana. Se o filho for mais velho, pode ser uma excelente área para estudos e também um espaço para armário de roupas dele!
    otimiznado espaço para crianças

    Cama estilo beliche, dividindo espaço com berço

    Cama para criança mais velha

    Espaço extra para o mais velho!

 

  1. Opção de cama “normal”: se preferir uma cama normal, lembre-se de usar todo espaço possível em baixo da cama, por exemplo, com gavetas, caixas, cama baú e etc. Assim no berço, uma opção legal de otimizar o espaço é fazer uma bancada de estudos, pintura e etc, ou prateleiras, nichos e etc na própria cama!

    Otimizando espaço crianças

    Cama com Bancada junto!

 

  1. Opção de cama montessoriana: eu sou suspeita porque adoro quartos Montessorianos, mas é uma opção legal e barata para seu filho mais velho. Se ele ainda couber naquele colchãozinho de criança (maior do que do berço, menor do que de solteiro) utilize ele no chão mesmo. Só se o piso for frio que é interessante colocar um tapete em baixo para aquecer. Você pode ser criativa também e criar uma cama de pallets, bem baixinha. Em um ano ou dois no máximo você se livra do berço e consegue usar esse colchão para o baby!

    cama de criança com pallet

    Cama feia com pallet (nessa tem dois empilhados, mas pode usar um só!)

 

  1. Cama dobrável: uma excelente ideia para ocupar pouco espaço durante o dia e ser utilizada como cama a noite! Só não esquece do espaço que ela ocupa para não tropeçar a noite ao ir acudir o bebê pequeno!
    Otimizando espaços

    Cama dobrável

    otimizando quarto

    Cama dobrável

 

  1. Poltrona! Como foi com o primeiro filho!? Você usou a poltrona?! Muita mãe mal usa, se não usou, nem se preocupe com ela, se usou, escolha modelos menores e não precisa se apegar ao fato de ser para amamentar ou não! Se não couber no quarto, tente achar na sala ou seu quarto um espaço adequado para esse momento!

    Poltrona amamentação

    Poltrona de Balanço Eames. Pequena e confortável

 

  1. Outra opção a poltrona: investir numa almofada de apoio para usar na própria cama é uma boa também!

    Almofada tipo poltrona!

    Almofada tipo poltrona!

 

  1. Armários: se não tiver um no quarto e você não for usar para colocar a cômoda dentro, pense se vale a pena investir nisso agora! Muitas vezes um móvel menor, e até um cabideiro aparente resolverão seu problema até os pequenos crescerem mais!

 

Gostaram das dicas para adaptar o espaço dos pequenos?! Semana que vem colocarei umas inspirações, ok!? Não perca!

Quero lembrar que como designer de Interiores, faço projetos pessoalmente e também online. Se continuar com dificuldades, estou à disposição para montar um projeto bacana para seu espaço independentemente de onde você esteja!!!

Beijokas

Related Post