10 dicas para manter suas roupas conservadas sempre!

Como conservar suas roupas

Dicas para conservar suas roupas com cara de novas

1-A etiqueta da roupa não esta lá só para te incomodar (acredite!), ela serve para te explicar as particularidades daquele tecido e como cuidar dele. Antes de arrancá-la, olhe para ver se pode ir na máquina de lavar, secar, se pode usar alvejante, água quente e se pode passar. Abaixo a tabela para você entender o que a etiqueta diz.

roupas conservadas

Símbolos nas etiquetas

2-      Separe as roupas coloridas (de preferência as mais claras das escuras também) das roupas brancas.

3-      Separe as roupas mais delicadas que devem ser lavadas a mão ou no programa de lavagem de roupas delicadas. Nesse quesito entram as lingeries, malhas mais finas, tecidos finos no geral.

4-      Antes de colocar a roupa para lavar, da uma olhada geral se tem manchas nela. Se tiver, tirar na hora evita que você fique esfregando ela depois. Manchou? Ou usa produtos para tirar manchas como semorin, vanish ou caneta tide, ou passa uma água e sem esfregar um sabonete (de preferencia neutro), espera uns 10 minutos e se o tecido permitir, com uma escova tire toda mancha, se não esfregue devagar e vai enxaguando. Se for uma mancha mais chata, os produtos trabalham melhor, ou use água quente. Só não esfrega muito para não causar o efeito contrário, ao invés de soltar, a mancha entrar cada vez mais

 

semorin-100ml

Semorin, ótimo para tirar manchas rápidas. A versão para tirar gordura é excelente!

tide to go tira manchas

Honestamente não acho o melhor produto (prefiro usar o Vanish) mas é perfeito para levar na bolsa e para emergências!

5-      Verifique se o produto escolhido para lavar a roupa é adequado. Ou seja, produtos para roupas brancas nas roupas brancas e coloridas nas coloridas.

vanish tira manchas

Adoro Vanish! Mas tem que usar com moderação para não estragar as roupas! Tem específico para roupas brancas, coloridas e o spray também é ótimo

6-      Antes de colocar na máquina, passe um sabão de coco ou neutro nas axilas e esfregue devagar, só para espalhar o sabão mesmo, na gola e nas meias, espere 10 minutos e coloque na máquina. Esse processo, evita a roupa de ficar encardida nessas áreas, não espere mais tempo para o tecido não absorver a sujeira novamente. Parece difícil mas não é, em 10 minutinhos você resolveu o problema.

7-      No caso de meias muito encardidas (como de crianças),  faça esse processo e deixa de molho na água quente. Em último caso, pegue um produto como Vanish coloque o pó sobre a mancha, depois um pouco de água e esfregue só para dissolver e espalhar. Espere 10 minutos e agora sim, pronto para a máquina.

8-      Nunca, nunca mesmo jogue o sabão em pó direto na roupa, ele mancha de azul e de gordura e é quase impossível tirar. Sempre dissolva ele antes, ou espere a máquina encher para colocar a roupa (enquanto passa os 10 minutos tirando a sujeira extra) ou misture antes em um balde com água. Mesmo o líquido não é bom jogar direto. O mesmo para o alvejante.

9-      Tire da máquina logo que o ciclo acabar e estique no varal o máximo (sem forçar) para facilitar de passar depois. Cuidado para não pendurar camisetas, malhas e outros tecidos maleáveis pelas pontas com pregador que marca e com o peso entorta o tecidoCamisas podem secar direto nos cabides, ocupam menos espaço e já secam alinhadas. Não seque roupas escuras e coloridas no sol. Mas malhas se possível não pendure, seque em cima de uma superfície.

10-   Dica parece óbvia mas não é, acredite! Só passe os tecidos que permitem serem passados, se não uma boa dica é pegar um secador (pode ser no corpo mesmo) e passe na roupa devagar (não tão perto para não queimar), o suficiente para o tecido esquentar e dar o caimento liso. Quem tiver aqueles passadores à vapor também serve. Só coloque na secadora tecidos que permitam, ao contrário irão encolher.

Prometo que não da tanto trabalho quanto parece e se organizando, tudo sai direitinho e você se acostuma. Roupas não são baratas e mantê-las lindas por um tempo irá te ajudar a economizar!

Beijos

Lily

Related Post