10 dicas para quem quer ser blogueira de maternidade!

Sempre me perguntam dicas para ser blogueira de maternidade, então resolvi fazer um post sobre isso! Não sou exatamente blogueira de maternidade, falo sobre o assunto muito mais no meu Instagram, já que lá fala da minha vida e claro, hoje a maternidade ocupa 99,9% do meu tempo, mas aqui falo de outras coisas também.

blog de maternidade

Antes de qualquer coisa: Porque quer ser blogueira? Especialmente no mundo da maternidade é importante você se questionar sobre isso! Você vai expor sua vida e de seus filhos então avalie o que te motiva a ter um blog ou instagram de maternidade e se vale a pena.

1.

Para mim, existem dois tipos de blogueira de maternidade: As que falam sobre sua vida e dia a dia X as que dão dicas. Sim, muitas vezes é um misto dos dois (acho que a maioria), mas é importante você escolher o lado que quer ficar na maior parte.

Se for a primeira opção, invista em lindas fotos, pesquise sobre isso e não se preocupe tanto em escrever sobre dicas, fale de você, do que faz no dia a dia, dos seus filhos.

Na segunda opção tem um grande problema que a maioria comete, dar dica errada. Não é porque você é mãe que você é especialista no assunto, não é porque algo aconteceu com você que é a verdade. A gente (porque sou dessa categoria) tem que se preocupar com o que fala o tempo todo e alertar sobre os riscos! Por exemplo, você coloca o bebê para dormir de barriga para baixo, isso é comprovadamente contra indicado (a gente faz mil coisas consideradas arriscadas no dia a dia, faz parte), mas não é por isso que vai indicar essa posição para o bebê das seguidoras dormir melhor. Por isso, se escolher essa opção, pesquise, leia, veja as pesquisas e cuidado com o que posta, você influencia as pessoas, seja 1 ou 100k.

2.

Cuidado com as fotos que posta, evite mostrar a sua rotina, lugares que frequenta, onde mora e etc. NUNCA mostre uniformes e a escola que seus filhos estudam. Respeite as outras mães (blogueiras ou não) e não poste o filho delas sem a permissão. Use sempre marca d´água nas fotos (se possivel no rosto da criança mesmo) para evitar que elas sejam usadas por ai sem sua autorização (acredite, isso é bem comum).

3.

Faça parcerias, frequente os eventos, apareça! Para ser conhecido temos que ser vistos. No início não é fácil não, mas logo você vai encontrar alguns eventos abertos ao público para ir e lá conhecerá cada dia mais pessoas e será convidada para cada vez mais eventos.

4.

Seja útil! Seja para falar da sua vida ou dar dicas, faça um perfil interessante. Siga perfis bacanas, se inspire, leia, perceba os textos, as imagens, tente fazer algo legal. Mostre o que há de mais interessante na sua vida, a maioria da pessoas tem a vida tão comum como a sua, elas não querem ver só isso (mas querem ver isso também). Abra seu coração! Dê sua opinião sobre as coisas, mas cuidado para não ser grosseira. As pessoas se identificam com as blogueiras que elas sintam próximas. Seja com uma rotina parecida, pensamentos, opiniões e etc.

5.

Tire boas fotos! Evite ao máximo postar fotos tremidas, fora de foco, com luz ruim. A vezes é inevitável, eu sei, mas evite! Isso irá atrair curtidas, comentários, consequentemente seguidores, visualização e etc.

6.

Interaja com seu público. Faça perguntas, peça opinião, aceite a opinião. Responda mensagens, faça amizades. Para mim, essa é de longe a melhor parte!

7.

Faça um espaço de blog bonito, simples e agradável. Pesquise assuntos, anote ideias. Use seus perfis para falar do blog, o blog para falar dos perfis, ou seja interaja entre eles.

8.

Interaja com outros perfis. Você não precisa convidar ninguém para conhecer seu blog, não precisa pedir para curtirem, seguirem e etc. Se você se mostrar presente com comentários pertinentes em outros perfis, automaticamente você atrairá seguidores.

9.

Mantenha uma frequencia de posts boa. Tanto no blog quanto no Instagram e outras mídias. Não exagere para não encher a timeline das pessoas, mas também não deixe de postar. Veja a sua possibilidade, se conseguir postar no blog 1 vez por semana, faça, mas mantenha isso presente, escolha o dia e mantenha o cronograma. No Instagram a mesma coisa, porém poste todo dia, ao menos uma vez, no máximo umas 4.

10.

Seja educada sempre! Você vai receber muitos comentários impertinentes e muitas pessoas grosseiras, aprenda a ignorar, a responder educadamente e evite ao máximo (é díficil) se influenciar pelos comentários dos outros.

É importante saber que não há glamour na vida de blogueira e ao contrário do que pensam, não é fácil e simples não. Percebo que especialmente as mães, muitas vezes na licença maternidade ou sem trabalhar, acham que é só postar lá fotos e o perfil vai crescer, você vai atrair atenção e etc e ficam tentadas a fazer igual. Não é verdade! As blogueiras com mais seguidores, visualizações e etc trabalham duro no blog e investem dinheiro como em qualquer empresa. Você não vai sair recebendo convites, presentes e muito menos dinheiro do nada ou só porque posta foto de vocês, você precisa se dedicar! Então se é isso que você quer, dedique-se!

Espero poder ajudar um pouquinho!

Beijos

Related Post