Perfeito para o Inverno: Como servir Fondue

etiqueta do fondue

Foto minha tirada para TASTY Pães artesanais

Eu sou suspeita para falar sobre fondue, porque amo! Entenda-se como fondue o tradicional de queijo Suiço, mas tema  a opção de carna (que confesso, acho desnecessária) e a de chocolate com frutas. Como o inverno é a época perfeita para deliciarmos esse prato, vamos ás dicas?

Primeiro você precisará de uma panela para o fondue porque o ideal é que ele fique aquecido durante a hora de comer. Se você não tem uma panelinha, pode escolher uma de cerâmica (ideal para queijo ou chocolate) com acendedor tipo rechaud (necessita de alcool para ascender) ou vela ou de Inox que pode ser usada em qualquer fondue e tem acendedor tipo rechaud ou elétrica. A elétrica é ideal para quem gosta de carne, porque mantem o óleo ou caldo realmente quente para cozinhar a carne, se não corre o risco de você ficar aquecendo toda hora o óleo no fogão porque o rechaud não da conta (já aconteceu comigo).

Existem tamanhos de panelas que servem normalmente 4 ou 6 pessoas. Um pacote de fondue vem em média 400gm para duas pessoas, caso consuma somente ele (sem nenhum outro fondue).

  1. Fondue de queijo:

Sou a doida do queijo, amo de mais e fondue não é diferente. Um bom fondue é feito com vinho branco, queijos (originalmente gruyer e emmental) e algum espessante como farinha ou maisena. Alguns vai leite, mas adoro o sabor do vinho.

Para servi-lo, primeiro asse um pedaço de alho no fundo da panela e depois coloque o fondue já quente (se sua panela for de cerâmica, aqueça em outra panela antes).

Coloque um prato de sobremesa, garfo de sobremesa e espeto de fondue para cada convidado. O normal é servir com pão italiano, mas nada impede que tente com mini batatas e outros legumes. Para acompanhar, pode servir geleia de frutas vermelhas ou de pimenta que combinacomo servir os amigos

 

IMPORTANTE: prega-se na boa etiqueta do fondue que você espete um pedaço de pão ou o que estiver sendo servido no espeto e passe no fondue com um movimento circular (nada de ficar passando para todos os lados, mantenha sempre o mesmo) e coloque o pedaço no seu prato. Utilize o garfo para pegar o pedaço e levar a boca (isso para todos os fondues).

Pode deixar no seu prato um pouco do pão para facilitar.

Se você for servir, pode usar jogos americanos, toalhas e quem sabe até montar um ambiente gostoso na mesa de centro baixa da sala. Que tal deixar a luz baixa e usar velas e abajures para iluminar?

Para servir com fondue de queijo, prefira vinho branco, porém, como vai vinho no creme e alguns convidados preferem vinho tinto outros uma bela cerveja artesanal (que alias adoro) não precisa se preocupar tanto com isso. Que tal servir uma taça de espumante antes para ativar as papilas gustativas?

Tenho um post sobre vinho para iniciantes AQUI, caso queiram ler.

2. Fondue de carne:

O fondue de carne, como falei acima, é ideal que seja servido na panela de inox e de preferência na elétrica. Você pode usar óleo ou um caldo de água e legumes (feito por você de preferência) bem saboroso. A carne, seja ela vermelha, ou frango, peixe, é servida em cubos e para acompanhar, servimos alguns molhinhos.

Nesse caso, ao espetar a carne, se deixa ela dentro da panela por um tempo para assa-la. Só então coloque em seu prato (pegue um pouco do seus molhos favoritos com uma colher e já deixe separado nele), use o garfo então para passar o molho e comer.

Depende da carne você pode escolher vinho tinto ou branco. E não há nenhum problema em servir um rodízio de fondues com um pouco de cada, porém lembre-se que pode necessitar de mais panelas (ou de lavá-las entre um fondue e outro) e também, se o convidado preferir, trocar os pratos. Também pode servir o fondue de queijo com uma tábua de frios também, use a imaginação.

3. Fondue de Chocolate:

Se gostar de variar, tenho uma amiga que já fez de doce de leite e ficou delicioso também (já pensou com mini churros?!). Sirva frutas já lavadas e se necessário, como banana no caso da banana, já abra a fruta e corte em pedaços de tamanho suficiente para ser levado a boca de uma vez. Dependendo dos convidados, faça uma variação de umas 3 ou 4 frutas, ou se quiser, mais (sigo isso, porque só gosto de morango mesmo, então para mim não precisa de outra fruta)

A forma de comer é igual de queijo, pegue o pedaço, espete, leve no chocolate e coloque no seu prato para comer depois com o garfo. Tome cuidado redobrado, pois o de fruta costuma-se perder mais no caldo e as vezes fica difícil recuperar.

Bom, ai estão as minhas dicas para comer fondue nesse inverno delicioso e eu espero que vocês gostem, porque eu adoro!!!

beijos

Related Post