Documentos para bebês

Semana passada fui tirar o RG da Chichi e é tão fácil que acredito que valha a pena fazer um post falando sobre esses documentos mais básicos do cidadão e sua importância.

Eu tirei meu primeiro RG com uns 6 ou 7 anos, e achei engraçado quando vi uma conhecida fazendo o documento do seu filho ainda bebê. Mas fui pesquisar e entendi a importância. com o tirar rg

Primeiro, é mais fácil tirar cópia e levar na carteira o documento do seu filho RG ao invés de Certidão de Nascimento, em qualquer urgência ou até se precisar no dia a dia para consultas, vacinas e etc, esta lá, fácil. Foi o que fiz, imprimi uma versão menorzinha e disponibilizei na carteira.

Segundo é que é mais seguro em caso de sequestros ou coisa do tipo, além disso, não da para andar com a criança sem um documento comprovando o parentesco de vocês, não é?! Não deixa de ser um documento com foto! Para viagens de avião, ônibus e pelo mercosul, você precisará do documento.

Para tirar é bem simples, especialmente se tiver um Poupa Tempo próximo! Você agenda horário no site deles e o atendimento é bem rápido, lembrando que até 2 anos, você é preferencial por ter um bebê de colo junto com você. Não tem custo para o primeiro documento e ele não fica pronto na hora, se quiser pode pagar uma taxa para enviarem pelo correio ou ir buscar na data.

Hoje, algumas certidões de nascimento já vem com CPF, porém, se não for o seu caso, é só passar em um correio, Banco do Brasil ou Caixa com a certidão de nascimento da criança e o documento do responsável com foto e pedir (cobra-se uma taxa de R$7,50) . Já acho interessante ter porque eles já colocam na carteira de identidade e ficará já registrado lá, além disso, há uma exigência atual que o maior de 12 anos deve ser declarado no Imposto de Renda. Você pega o número na hora, mas eles não te mandam mais aquele cartãozinho, precisa imprimir a sua via para levar para tirar o RG caso você já queira que fique tudo reunido em um documento só.

Já o RG, a foto é tirada na hora, pois o documento é digital. Alguns lugares aceitavam levar de casa, já que pode se tornar difícil tirar foto de um bebê muito pequeno (tem que ser com fundo branco e o rosto de frente, visualizando as duas orelhas e olhos abertos sempre). Porém, da vez que tirei da Chiara, não permitiam mais e tiramos na hora, mas de qualquer forma, tente escolher um horário que a crianças costuma estar mais tranquila, amamente, alimente ou algo assim antes. Eu levaria no celular uma opção de foto boa, mesmo sem pedirem mais porque né?! Vai que a criança não quer tirar por nada, sei la, as vezes eles aceitam que você envie para a atendente ou algo assim (não sei, talvez não possa, mas sempre acho válido ter uma opção). Para bebês muito pequenos, facilita tirar deitado em um lençol branco, por exemplo.

Levar Certidão de Nascimento da Criança, Documento com foto de um dos pais (o que tiver acompanhando), o CPF impresso (caso não tenha na certidão ainda) e só.

É legal lembrar que eles só recolhem as digitais do dedão para bebês pequenos, pois até uns 5 anos elas não são bem definidas (apesar de serem formadas ainda na gestação e permanecerem as mesmas sempre), por isso, é bom renovar com essa idade para colher as outras digitais e renovar a foto.

PS: muito cuidado para colocar foto do RG de seu filho na internet, ok!? Lembre-se que é um documento de segurança e quanto mais informações outras pessoas tiverem, menos seguro ele estará.

Beijokas,

 

 

 

Related Post