A importância da soneca do Bebê!

Esse post saiu no meu antigo blog sobre a importância da soneca durante o dia para o bebê! Estou repostando aqui, pois esse é o assunto dessa semana no Youtube! Por isso, teremos post de maternidade EXtra essa semana!

“Para quem me acompanha no Instagram (ahhh não acredito que você não acompanha!!! Corre la @casadalily) viu que hoje lancei um desafio Soneca do Bento. Esse desafio vai mostrar um pouco da minha luta diária para melhorar a soneca do Bento durante o dia. Vou colocar lá algumas dicas e posts sobre esse assunto que sei que é difícil para muitas mamães e aqui, vou complementar com posts mais longos sobre o assunto!
Mas porque o bebê tem que dormir de dia? É natural que nós adultos pensemos que se os bebês ficarem cansados, vão dormi melhor, pois acontece muitas vezes com a gente, porém não é assim com eles, as necessidades de sono deles são maiores e a soneca é de extrema importância. Pense você em um dia muito agitado, cheio de compromissos, aquela loucura toda, passou da sua hora de dormir, você deita na cama e sua cabeça vai a mil, seu corpo cansado esta inquieto, esse efeito acontece com os bebês.

Tabela que representa o tempo que o bebê deve dormir em cada idade. Ou seja,

Tabela que representa o tempo que o bebê deve dormir em cada idade. Ou seja,
uma criança só deve parar de tirar sonecas com 4 anos!

O sono não serve só para descansar, mas também para o corpo conseguir administrar o que aconteceu no dia, os músculos se formam, a criança cresce, o cérebro organiza tudo que aprendeu, acho que só ai já da para entender como é necessário para um bebê dormir! Quando isso não acontece, a tendencia é ele ter ainda mais dificuldade de dormir durante a noite!

Já fiz um post sobre os ciclos de sono e como ajudar o bebê a dormir melhor. Sim gente, eu não entendia isso, achava que dormir era tão natural que não precisava fazê-lo dormir (aquelas coisas que a gente pensa antes de ser mãe), mas não é, eles precisam de ajuda! 

Resumindo o ciclo de sono que não é o principal desse post, começamos com um sono mais leve, a gente se aprofunda no sono e volta ao mais leve e seguimos para outros ciclos, os bebês tem o sono mais leve que os adultos e o primeiro ciclo mais longo. Quando acabam um ciclo, muitas vezes acordam e não significa necessariamente que terminaram de dormir, mas que não conseguiram emendar o próximo ciclo nesse e para isso, nós precisamos ficar atentos. Com o tempo, darei dicas de como fazer isso, mas hoje, vou falar da importância de tirar a soneca edo efeito vulcânico.

Além de absorver os aprendizados, o sono recarrega o bebê. Quase como um aparelho eletronico, depois de algumas horas o bebê precisa dormir para recarregar, quando não faz isso, até continua funcionando (seria mais fácil se apagassem como nossos celulares..rsrs) mas vai acumulando uma irritação e um stress muito grande e explode, chamaremos isso de efeito vulcânico (nome científico pressão de sono homeostática)! Todos já vimos uma criança muito irritada por não conseguir dormir.

Tabela para termos uma ideia de quanto tempo o bebê aguenta
ficar acordado e feliz!

Isso acontece porque o cortisol, hormônio da vigília é liberado em maiores quantidades quando o bebê não dorme e esse mesmo hormônio dificulta os efeitos da serotonina, melatonina e outras substâncias responsáveis pelo sono. Por isso, esse hormônio responsável pelo stress deixa criança ainda mais irritada, acelerada e com dificuldade de dormir mesmo cansada!

Efeito Vulcanico

Efeitos do cortisol

Quando um bebê dorme, os efeitos estressantes do cortisol não existem e a criança fica acordada e feliz nesse período. Claro, bebês e crianças são pessoas, podem se chatear e etc, mas tente entendê-los, não é uma fase fácil para nós, talvez por isso tenhamos uma memória tão fraca dessa fase!
Bom, espero que você tenha entendido o porque o bebê deve tirar sonecas durante o dia e a importância de dedicarmos um tempo para ensiná-los a fazê-la! Além disso, o bebê devetirar uma soneca de no mínimo 1 hora. Explicarei melhor no post de amanhã.
PS: tirei as imagens e as informações do Guia do Bebê. A matéria esta incrível e super completa, corre lá para ver mais. Clique AQUI”
beijos

Lily

Related Post