A pega correta do bebê! Sucesso na amamentação!

Todo mundo fala sobre a pega do bebê e você fica super preocupada tentando arrumar a toda hora? Pois é, te entendo bem e era exatamente isso que eu fazia quando Bento nasceu! Ja no hospital o médico me mostrou como era a pega e confirmou que a dele estava boa, mas eu fui ler a respeito e fiquei desesperada com medo da tal pega!

Pois é, a pega é uma das coisas mais importantes para o sucesso da amamentação (se não a mais). Uma pega incorreta vai machucar a mãe (o machucado inicial é muito comum, mas nesse caso, o machucado é pior e não melhora se a pega não for corrigida) e possivelmente impedirá que o bebê ganhe peso adequadamente.

Isso porque ao contrário do que muita gente pensa, o bebê não mama chupando o bico dos seios, ele mama massageando com sua língua a região da aureola para o leite sair e a sucção ajuda nesse processo.

Pega-corretaA pega incorreta impossibilita essa ajuda da língua e o bebê se baseia somente na sucção. Provavelmente, ele conseguirá tirar menos leite dos seios da mãe e terá que sugar cada vez mais forte para conseguir mais leite, não conseguirá tanto e consequentemente o corpo da mamãe vai produzir menos leite e isso se torna um ciclo vicioso até a mamãe achar que não tem leite o suficiente e começar a introduzir o artificial com mamadeira.

certo-errado

NA realidade tanto a mamadeira quanto a chupeta não são indicadas por acusarem o que chamam de confusão de bicos. Resumindo, atrapalha a pega do bebê e todo esse ciclo acima se repete. Como não há estudos que indiquem até que ponto é ou não seguro usar esses bicos artificiais, o indicado é sempre evitar a chupeta e usar um copo ou colher dosadora para dar o leite caso tenha necessidade, porque o ideal mesmo é deixar o bebê sugar, quanto mais suga, mais a mamãe produzirá o leite.

Porém, voltando a pega, no inicio, mesmo que ela esteja correta, a boca do bebê é pequena e ele não conseguirá abocanhar uma grande quantidade de aureola, essa era  a minha maior preocupação e por isso eu consertava a pega toda hora, sempre achava que tinha pouca aureola na boca dele. Tirava e colocava o peito na boca do Bento mil vezes para ver se ele conseguia pegar mais e mais peito, mas na verdade, não havia necessidade.

 

Uma posição correta que deixe o corpo do bebê voltado para a mãe, de forma que ele não precise ficar com a cabeça virada para mamar é importante, especialmente no começo, por isso, almofadas de amamentação podem ser interessantes. AS vezes relaxamos o braço também e ele ficam abaixo dos seios, mantê-los na altura dos seios é muito importante e também não se debruce sobre o bebê, sente de forma confortável com as costas apoiadas.

No começo, ajeite o peito, a postura e se necessário use seu dedo indicador para puxar um pouco o queixo do bebê e colocá-lo na posição correta, abrindo mais a boquinha e abocanhando mais aureola. Para colocar o seio na boca do bebê, encoste o seio no lábio superior para que ele abra bem a boca e posicione o seio dentro da boquinha dele. 28bebeamamentacao14

Os sinais que a pega esta correta são: bebe com boca bem aberta, o lábio inferior fica para fora (você consegue até ver a língua trabalhando ali), queixo encostado no seio, ao sugar a boca do bebê não faz um buraco típico de quando tomamos no canudo, ao contrário, ela se enche ao beber o leite. pega-correta

Com essas dicas, você vai conseguir amamentar mais confortavelmente, claro que amamentação não é fácil e apega deve ser observada e corrigida se necessário, especialmente no começo, mas logo as dores físicas passam, o bebê ganha peso e a mamãe fica feliz!

Beijos

Related Post