Amamentação: Apoie a mãe que amamenta!

Hoje é dia Internacional da Amamentação e apesar de ser dia de escrever sobre casa aqui no blog, não poderia deixar de falar desse assunto tão importante. Amamentar é uma das partes mais difíceis da maternidade, dói fisicamente, dói internamente, especialmente nos primeiros dias! E no meio de tanta dor, você vai no pediatra e muitas vezes descobre que não foi o suficiente, que as noites sem descanso algum, os dias longos de mamada, nada disso fez seu bebê engordar o tanto que julgam necessário.amamentação

A gente vai para casa com um misto de sentimentos como impotência, tristeza e cansaço, muito cansaço! Nada cansa mais na maternidade do que não ter feito algo o suficiente! E a culpa é sua mamãe, só pode, você é a mãe, o leite sai de você, você não soube fazer o ato mais natural do mundo que é amamentar!

No meio de tanto desgosto, dificilmente alguém te encoraja, a maioria só fala de como é mais fácil e mais saudável dar outro leite para seu filho e você, a impotência em pessoa só faz chorar ao dar a primeira mamadeira, muitas vezes esses sentimentos passam depois, mas em grande parte, não.

O que ninguém te contou, é que amamentar não é um ato só mãe e filho, não! É um ato social. Tudo influencia na amamentação, absolutamente tudo! Alimentação, cansaço, psicológico, quantidade de líquido e etc. Se não há apoio, dificilmente há amamentação!

Àquela mamãe lá no começo da historia, se sentiu tão abalada psicologicamente que seu leite diminuiu e como se não bastasse, ela tem louça para lavar e roupa para estender! Essa mamãe já fui eu e sei que você conhece mais alguém com uma historia parecida.

Falta ajuda, falta incentivo e falta paciência das pessoas! Precisamos aceitar o quão natural é esse ato e apoiar com olhar de admiração a mamãe que o faz! Não que as que não fizeram não mereçam esse olhar, toda mãe merece e talvez se ela tivesse recebido antes, não teria deixado de lado.

Por isso, nesse dia internacional da amamentação, nessa semana que tenta mostrar a todos a importância desse ato, reveja suas atitudes perante a mãe que amamenta. Elogie, sorria, encontre alternativas e ajuda para a mamãe que esta insegura. Lave a louça, a cama, arrume a casa, faça uma boa comida e entenda que essa atitude de amor no inicio da vida, fará diferença na humanidade no futuro! Dê amor, seja amor, receba todo amor!

Hoje que busquei a ajuda certa, as palavras corretas e o apoio ideal, sou finalmente, no segundo filho, uma mãe segura e feliz por amamentar! Posso dizer que o amor para meus filhos são o mesmo, mas o amor comigo mesma é muito maior!

Beijos

Related Post