Cadeira Ideal para Criança no Carro!

Hoje, vi uma notícia que me deixou muito triste de um bebê que faleceu em um acidente de carro por estar fora da cadeirinha. Se tem um assunto que sou chata para caramba é a segurança no carro e com a cadeirinha e por isso, resolvi escrever esse post com informações que li, vi e conversei inclusive com bombeiros.

Tem muita criança que não gosta de andar na cadeirinha, mas temos que acostumá-los desde sempre que esse é o lugar deles, você não sabe como, mesmo na esquina de casa, pode vir um maluco, bater no seu carro e machucar seu filho, por isso, nunca tire ele da cadeirinha, mesmo que ele esteja muito irritado. Arrume formas de distraí-lo no carro, leve um brinquedo que ele goste, coloque um som tranquilo, saia em horários que ele está mais relaxado. Muitas vezes os bebês ficam irritados porque o tecido da cadeirinha é artificial e quente, arruma um forro de algodão mais macio, enfim, crie um ambiente que facilite o bem estar da criança para deixá-la mais à vontade.

Precisou tirar porque nada deu jeito?! Pare em algum lugar seguro e tire, acalme a criança e mesmo o bebê pequeno, explique a importância de se sentar ali, com calma, em breve ele vai entender. Pois saiba, que por mais que achemos seguro o bebê estar no nosso colo, é um dos lugares mais perigosos no carro, em qualquer batida pequena, corre o risco de você esmagar o bebê!

Dito isso, vamos para o que importa.

Video abaixo é do meu Canal do Youtube Renda e fala sobre isso, se preferir assistir!

Qual a melhor posição para colocar o bebê no carro?

No meio é a resposta certa, pois evita que uma colisão lateral atinja a criança, porém ATENÇÃO muitos carros não tem o cinto com 3 pontas no meio e nesse caso, a cadeira não fica presa adequadamente e então, deve-se colocar na lateral.

Qual cadeira usar?

Existe no mercado uma infinidade de cadeiras, pesquise sempre as que possuem certificação do INMETRO e claro, pergunte para as amigas.

Os bebês devem andar em cadeiras adequadas, de preferência no bebê conforto, sempre virados para trás. Certifique-se que a cadeira tenha um suporte adequado para a cabecinha deles que fica solta e que ele esteja em um ângulo de 45º, a cabeça deve sempre estar apoiada e nunca projetada para a frente. Bebês até 1 ano não tem força suficiente no pescoço e por isso essa posição, assim a cabeça não será jogada para frente violentamente caso haja a colisão. Se o seu bebê completar 1 ano e não tiver 10 quilos, espere mais um pouco. Essa posição incomoda muitas mães, mas é a mais segura para o pequeno. Compre um espelho e não tenha pressa.

melhor forma de usar o bebê conforto

Algumas cadeirinhas são estilo bebê conforto e podem ser viradas para a frente depois, não são todas, por isso não o faça caso a sua não seja feita para isso. Ao chegar a um ano, existem algumas cadeirinhas meio termo que vão até 24 quilos em média (de 3 a 4 anos mais ou menos) que são as mais adequadas, não tente economizar comprando a cadeira que vai até 36 quilos (a não ser que seja adaptada para crianças menores) pois essas podem deixar seu bebê muito solto e no caso de colisão o próprio cinto pode machucar a criança.

Mesmo sendo maior e mais forte, é necessário ter um apoio adequado para a cabeça também, as cadeiras para crianças maiores costumam ter uma angulação próxima aos 90º que fazem com que a criança menor fique com a cabecinha pendurada e isso pode ser péssimo inclusive para o desenvolvimento dela. Algumas possuem a opção de reclinar que acomoda melhor inclusive o bebê caso ele durma no carro.

Depois dos 24 quilos você ainda precisa de cadeira e normalmente já poderá usar o próprio cinto do carro para prender a criança, verifique se o cinto passa no meio do peito e não esmaga a barriga ou o pescoço, veja na imagem como a própria cadeirinha tem um lugar para passar o cinto para que ele fique certinho. Até 1,45 m a criança precisa usar a cadeira, depois pode andar sem!

Não economize no quesito segurança, você não precisa comprar sempre uma cadeirinha nova, alguns amigos ou até brechós infantis vendem a cadeirinha em perfeito estado!

como usar a cadeira para criança no carro

É muito importante ressaltar para a criança que isso é o melhor para ela, não deixe que ela crie um sentimento de punição quanto ao uso da cadeirinha. Inclusive, caso a criança vá para a escola com a perua escolar, verifique a segurança lá também!

Apesar de nao entrar dentro dos tópicos acima, é importante lembrar para sempre que a criança estiver com você, deixar avisos, por exemplo com um brinquedo no banco da frente ou a mala da criança. sempre a vista. Coloque músicas infantis ou crie o hábito de ligar para a esposa ou marido que estiver com a criança para verificar se esta tudo bem.

Temos sempre a tendencia de achar que nada vai acontecer com a gente até acontecer, não é?! Depois que acontece não podemos voltar atrás!

Espero ter ajudado um pouco,

Beijos

Lily

Related Post