Como cultivar orquídeas. Parte I

Ola! Post para os amantes de orquídeas, escrito pelo meu marido, adorador de plantas!

“Boa Tarde! Hoje é dia de uma das plantas mais bonitas e variadas que se pode ter em casa, falaremos das orquídeas.

Orquídeas são plantas facilmente cultivada no Brasil e desejadas por muitos estrangeiros que fazem de tudo para poderem tê-las em seus países cujo clima não favorece o seu cultivo.

Existem orquídeas nas mais diversas cores, formatos e tamanhos e hoje são facilmente encontradas em floriculturas e supermercados. Claro que nos orquidários as opções são maiores.

Para o cultivos são necessários alguns poucos materiais, são eles:

1-Vaso de barro,de preferência com vários furos de drenagem, inclusive na lateral, vaso de fibra de coco, vaso de madeira;

2-Tesoura de jardim ou faca afiada;

3-Fibra de coco para o substrato;

Os vasos ideais para orquídeas são:

Em barro

orquideas, vaso de barro

Em fibra de coco

Vaso de fibra de coco

Em madeira

Vaso de madeira

As orquídeas não gostam de solo encharcado e por isso os vasos e o substrato devem ser de fácil drenagem.

Cuidados básicos:

1-A rega nos dias muito quentes devem ser dia sim dia não, mas normalmente uma rega semanal já é mais que suficiente, nos dias de inverno a planta deve ser regada apenas quando o substrato estiver seco o que se verifica colocando o dedo nele, com orquídeas é melhor erra para menos que para mais na água.

2-No caso de pragas como pulgões e cochonilhas esses podem ser retirados esfregado as folhas com sabão de coco.

3-Deixem as orquídeas na luz evitando sol muito forte direto, quanto mais luz a planta receber mais florecerá.

4-A planta deve ficar a cerca de 2 cm abaixo da boca do vaso.

5-Quando a planta ocupar quase todo o vaso ela deverá ser transplantada, repare em que sentido surgem as brotações e transplante com o lado oposto encostado em uma da bordas do vaso.

6-As folhas murchas e secas devem ser podas usando uma tesoura esterilizadas.

7-Apesar de poderem ficar sobre uma superfície como uma bancada, muitas orquídeas se dão melhor quando suspensas em treliças ou ganchos, isso se deve pelo fato de que assim ela não fica encharcada. Assim elas ocupam menos espaço e podem ser cultivadas até nas varandas dos apartamentos.

Conforme se vai adquirindo mais plantas é interessante e muito bonito criar um espaço específico para seu cultivo e deleite do olhos como essas pequenos orquidários abaixo:

Jardim de OrquídeasCultivar orquídeas

Bom pessoal, esses foram as informações básicas para aqueles que desejam iniciar no maravilhoso mundo das orquídeas, semana que vem daremos continuidade a nossa matéria sobre orquídeas com mais detalhes e cuidados avançados como divisão das plantas, espécies e mais.

Até Logo!

Marcus”

Related Post