Como montar um quarto Montessoriano!

Semana passada, fiz um post falando o porquê escolher um quarto estilo montessoriano (veja AQUI) para seu filho. Antes de escolhermos uma teoria assim ou algo que esta na moda, precisamos entender o porquê. Hoje, complementando o outro post, falarei mais pontualmente do que fazer para ter um quartinho assim!
Quarto montessoriano para crianças
  • Posto mais básico, colchão no chão. Você pode (ou deve) colocar um tapete, ou algo em baixo do colchão para evitar friagem, especialmente se sua região for mais fria ou seu piso frio.

    como montar quarto montessoriano

    Quarto Montessoriano: Colchão no chão e brinquedos a mão.

  • Tudo ao alcance: os brinquedos e tudo que a criança pode mexer deve estar a altura dela. Ou seja, ela deve pegar os brinquedos com facilidade, sem pedir ajuda.

    como montar quarto montessoriano dicas

    objetos a mão a qualquer hora

  • Objetos adequados a sua idade e tamanho: Peças que caibam na mão dos pequenos (mas não que possam ser engolidos), brinquedos adequados a idade dele que ele saiba manusear sem sua ajuda
  • Móveis pequenos: mesinhas, cadeirinhas e etc.

    como montar quarto montessoriano dicas

    Pequenos móveis e brinquedos adequados

  • Espelho: uso de espelho no quarto na altura da criança (use de acrílico para a segurança de todos)

    como montar quarto montessoriano dicas

    Espelho para estimulo

  • Quarto mais clean. Nada de bagunças, e coisas amontoadas. Linhas retas, estilo clean, poucas coisas, porém, interessantes.
  • Texturas: use diferentes tecidos nas almofadas, colchas, tapetes e cortinas. A criança precisa tocar e sentir tudo no quarto.

    como montar quarto montessoriano dicas

    Tudo adequado, seguro e organizado!

  • Cuidado com janelas, tomadas e outros perigos. Não confie somente naqueles tampões de tomada (quando a criança cresce, pode ser até um atrativo para ela), erga as tomadas em uma altura razoável para ela não mexer. Nunca deixe carregadores plugados, por exemplo. Coloque grades na janela. O espaço deve ser seguro para uma criança ficar a vontade sem os pais.
  • Divirta-se com seu filho. Pare um tempo, brinque com ele nesse espaço, leia, toque, sinta, observe. Sejam felizes!

FOTOS BY PINTEREST: se encontrar alguma foto que te pertença, por favor, me avise que coloco o crédito

Beijos

Related Post