Como servir vinhos! Dicas para leigos!

Natal chegando, época de receber a família e celebrar essa data tão linda! Além do perú, pernil, panetone e outras coisinhas típicas, não podemos deixar de lado os vinhos! Cada vez mais apreciados por aqui! Porém nem todos são especialistas (nem eu). Porém, mesmo assim, vale manter algumas regrinhas na hora de servir o vinho!

como servir vinho
Foto: reprodução

1. Escolha do Vinho:

Se você não tem experiencia nenhuma em vinhos, será difícil entender os tipos de uva, suas nuances e o que combina melhor com seu gosto. Hoje, nos mercados temos bons vinhos Chilenos, por exemplo, com excelentes preços que valem a pena para a Ceia de Natal. Se não entende, não chute! Pergunte ao sommelier ou responsável que sempre esta por ali, explique seu gosto para vinho e o de seus convidados além do que será servido e ele te auxiliará. Caso não tenha ninguém para ver isso para você, existem aplicativos como o “Vivino” que ao tirar a foto de um rótulo, da a opinião das outras pessoas quanto a esse vinho.


2. Temperatura:

Existem em lojas de casa um termômetro de garrafa para você ver se esta dentro da temperatura. Ela é importante para manter o melhor sabor do vinho e suas propriedades. Porém, é difícil manter a temperatura correta de um vinho em casa, pois nem todo mundo tem adega e vinhos brancos, vinhos tintos e espumantes são servidos em temperaturas diferentes. Mas programe-se e use sua geladeira mesmo para conseguir um bom resultado:
Vinho Tinto: de 16º a 18º . Coloque na porta da geladeira 30 minutos antes de servir.
Vinho Branco: 9º a 11º. Aproximadamente a temperatura da sua geladeira. Use o termômetro de garrafa para ter certeza que esta na temperatura correta .
Espumante e Proseccos: Aproximadamente 9º.

3. Taças:

em que taças servir vinhos

Especialistas usam diferentes tipos de taças para vinhos diferentes, em casa, normalmente não temos tudo isso. O conjunto básico de cristais vem 5 tipos de taças diferentes e as regras abaixo e na imagem se aplicam a esses conjuntos.

Por ordem de grandeza, as taças maiores são usadas para água, talvez você tenha em casa taças enormes que vieram em outros conjuntos de vinho, essas são para vinho tinto mesmo. As próximas para vinho tinto, vinho branco e as menorzinhas para licores.

4. Como servir:

Primeiramente, nunca sirva uma taça cheia de vinho até a boca, o ideal é servir 1/3 da taça com vinho! Com exceção dos espumantes.

Vinhos tintos: pode servir direto da garrafa, tenha certeza que você terá um bom kit de abridor de vinho em casa, pois nada pior do que aquele abridor basicão e ninguém saber mexer nele, sempre vai ter alguém que quebra a rolha e estragará o vinho. Vinhos mais fortes, encorpados e com menos de 5 anos podem ser servidos em um decanter se você tiver um.

Vinhos brancos: mesmo cuidado para abrir a garrafa, pode ser servido direto dela mesmo. Se o vinho ficar na sua adega e ela estiver em temperatura adequada a vinhos tintos, deixe o vinho no balde de gelo.

Espumantes: mais fácil de abrir, não precisa de abridor. Algumas pessoas gostam de fazer festa, chacoalhar o espumante, mas o ideal é chegar a mesa sem mexer muito. Pode ser servido direto da garrafa.

Sempre sirva água junto com o vinho!


5. Em que ordem servir:

A maioria das pessoas preferem tomar um só tipo de vinho a noite toda, porém, existe uma ordem que você pode seguir até para servir:

O espumante ou o prosecco, apesar de normalmente ser aberto à meia noite, deve ser servido como entrada. Seu gás, despertam as pupilas gustativas que ajudará na apreciação dos pratos, então combina perfeitamente com as entradinhas e petiscos.

Claro que para acompanhar os pratos. não é tão simples assim. Porém, via básica é usar vinhos tintos para acompanhar carnes, branco para peixes e queijos. Se for servido massas, depende do molho! Para finalizar, sirva vinho do porto ou licor!

Bom, essas dicas são bem básicas. Não vou entrar em detalhes de tipos de uva e etc, são dicas gerais para você se aproximar o máximo da forma correta de servir os vinhos! São dicas simples para você arrasar ainda mais no jantar tão delicioso de Natal com quem você mais ama!

Beijos

Fonte: G1
How Stuff Works
Terra

Related Post