Como ter um Peixe Beta Feliz!

Quem me acompanha no Instagram (nem vem falar que não acompanha! Vai lá ja!) viu o resgate do Beta, o peixe carinhosamente chamado de Roberto, ou Beto, por nós. Ele foi dado de lembrança de aniversário para uma criança, a mãe que não o queria ia colocá-lo no lago do condominio, como não sobreviveria, trouxemos para casa! Beto é um Beta incrivelmente lindo e saudável e aqui encontrou tudo que precisava. Como o Beta é um peixe muito comum de ser ver em Petshop e como ele é muito fácil de cuidar (não necessita de outros peixes ou aquário equipado) é muito comum ve-lo por ai. Enfim, pedi para o marido que leu tudo sobre o peixe para escrever sobre os cuidados com ele! Essa semana a sexta de amigos ficou colorida!

dicas para cuidar bem de um peixe beta

Beto o Beta

“Sem sombra de dúvidas o peixe Betta é o mais popular dos peixes de água doce tropical. Não é por menos eles são lindos, encontrados facilmente, muito resistentes e de muito fácil manejo. Às vezes viram até lembrancinha de festa infantil.

Bom tudo isso é verdade! Justamente por isso, muitas  vezes, os cuidados com esse lindo peixinho são negligenciados.

Assim como qualquer outro animalzinho de estimação, sim esses peixinhos interagem com seu donos, eles necessitam de cuidados específicos que vamos passar agora para vocês. Vamos lá:

Apesar deles serem vendidos nas lojas, inclusive especializadas naqueles aquarinhos, que bem da verdade só podemos chamar de “copinhos” esse ambiente é totalmente inadequado para que seu peixe tenha o mínimo necessário, aliás, nesses “copinhos” eles apenas sobrevivem. Assim se você pretende adotar um desses lindos peixinhos como pet a primeira coisa a fazer é arrumar um local adequado para ele.

O mínimo recomendado é um lugar com 5 litros. “Nossa tudo isso?!” Sim! Como vocês se vêm vivendo num quarto de 2m quadrados, não dá né, com o peixe é mesma coisa.

Então o equipamento básico é:

aquario do peixe beta dicas

-Aquário de min. 5 litros;

-Comidinha específica, nada de pão!

-Condicionador de água, serve para tirar o cloro;

-Aquecimento, parecem um tubo de ensaio com areia dentro e o cálculo é de 1W por litro de água;

Para um peixinho realmente feliz é:

-Aquário de min. 5 litros;

-Comidinha específica, nada de pão!

-Condicionador de água, serve para tirar o cloro;

-Aquecimento, termostato e o cálculo é de 1W por litro de água;

-Filtro;

-Substrato para aquário;

-Plantas de aquário;

Cuidados com limpeza:

Se sua opção é a básica:

-Trocas de água parciais (dia sim dia não) ou totais (semanais) dependendo do volume de água do seu aquário. Não esqueçam do condicionador da água;

-Quando a troca for total lavar com água quente o aquário e o substrato do fundo. Não esquece de tirar o peixe!

-Quando a troca for parcial, se possível, aspirar o fundo do aquário com um sifãozinho ou mangueirinha para retirar os excrementos e retos de comida;

Se sua opção for a avançada:

-Trocas de água parciais (semanalmente) cerca de ¼ da água;

-Na troca da água, se possível, aspirar o fundo do aquário com um sifãozinho ou mangueirinha para retirar os excrementos e retos de comida;

-Cuidar do filtro para que ele esteja sempre funcionando, cada filtro têm um cuidado específico eos lojistas poderão te auxiliar a esclarecer os períodos e como é feita. Não esqueçam do condicionador da água;

Cuidados com alimentação:

Um erro muito comum é dar muita comida ao peixe porque eles comem. Atenção! Muita comida pode matar o peixe alem de favorecer a sujeira no aquário!

De 2 a 3 vezes ao dia em quantidade muito pequenas está muito bom.

Temperatura da água:

Entre 24ºC e 27ºC é ideal

Temperamento:

São dóceis, mas, ATENÇÃO! Nunca podem ser colocados no mesmo aquário junto a outros machos da mesma espécie;”

Gostaram!? Beto amou tudo isso! Depois que colocamos ele no aquario da foto ele esta mais feliz, mais bonito, mais comilão! Incrível! Logo logo ganhará amiguinhos inclusive (adequados para o convivio com Beta).

Beijos

Lily

Related Post