Como é feita a contagem da gravidez?

RePost de fevereiro de 2014:

Hoje resolvi falar de um assunto que causa muita dúvida nas gestantes e pelo que percebi, nunca bate com a contagem da amiga e da a maior confusão. Enfim, queria falar um pouco disso que tenho vivido e dividir com vocês, a contagem da gravidez.

A verdade é que o ideal é contar a gravidez por semanas e não meses, porém, como não estamos acostumados a lidar com esse tipo de contagem, nós mesmos ficamos confusos, querendo saber os meses e principalmente os amigos que nunca tiveram filhos. É mais fácil falar 5 meses do que 23 ou 24 semanas e etc.

Eu percebi na minha gestação diversas formas diferentes de se contar a gravidez, algumas que eu considero até fácil, mas me desculpe o médico ou a gestante que conta assim, extremamente errada (lembrando o EU considero).

Na realidade, como falei o importante é saber as semanas, as outras pessoas não precisam e não vão se importar de saber com precisão quantos meses você estra. A sensação que eu tenho  é que os médicos tentam facilitar isso também já que para eles de nada importa essa contagem mensal. Mas tenha em mente que as pessoas contam diferentes (médicos ensinam de forma diferente) e que não é nada agradável dizer que a outra conta errado e sua forma é certa e ficar discutindo a respeito. Cada uma conta como quiser  e pronto!

Enfim, uma explicação que ajuda. Até você completar 1 mês de gravidez, você esta no primeiro mês. Ou seja, completou 1 mês de gravidez, você entra no segundo mês, isso não significa que você já tenha 2 meses, e sim que esta nesse processo para completar. Pensa em uma viagem, se você acabou de chegar em um lugar e foi almoçar, você vai contar para seu amigo: “No primeiro dia, fui almoçar em tal restaurante”, porém você ainda não completou 1 dia completo lá. Alguns livros e aplicativos, contam a semana dessa forma (primeira, segunda e etc) e no caso, eu estou na 20a semana, mas estou com 19 semanas e 4 dias, completando 20 semanas no final da 20a semana.

Bom, agora vou mostrar diferentes formas de contar a gravidez que já encontrei, todas (sim, todas) indicadas pelos médicos.

1. Em blocos de 4 semanas:

A cada 4 semanas você vira um mês, ou seja, com 4 semanas você completa 1 mês, com 8 semanas 2 meses, com 12 semanas 3 meses e assim por diante. Essa contagem é uma contagem mensal lunar, pois antigamente se contavam a gravidez por luas, porém não é apurada quanto a tempo.

A realidade é que para mim essa contagem é um absurdo (para MIM), pois, primeiro, você já ouviu dizer que uma gestação tem 10 meses? Não! Pois é, essa contagem te leva a 10 meses de gestação no final e tem muita gente que afirma isso. Isso porque, tirando em alguns anos o mês de fevereiro (como 2014), nenhum mês tem somente 4 semanas. Simples assim. É uma forma simples de pensar mas em questão de tempo, realmente não faz sentido nenhum.

2. Tabelas.

Seu médico pode disponibilizar para você tabelas para você saber quando virou o mês. Como a abaixo:

Elas são práticas, porém, nem sempre batem. Já vi muita gestante tentar ajudar disponibilizando a tabela e algumas gestantes falando: “Bateu exatamente com o que minha ginecologista disse” e outras: “não, na semana tal você esta com X meses e não Y”.

Existem algumas explicações para isso, como falei, um mês não tem um número exato de semanas, ou seja, você vira o mês normalmente no meio das semanas (alguns batem certinho), e outra, um mês não é igual a outro, algumas pegam meses mais longos, outros mais curtos e no intuito de facilitar, essas tabelas generalizam.

3. Contagem pelo dia.

Essa foi a forma que meu ginecologista ensinou e sinceramente, para mim é a que mais faz sentido. Como você conta, por exemplo, depois que o bebê nasce o aniversário mensal dele? Se ele nasceu dia 18, todo dia 18 você celebra, certo!? Porque com a gravidez tem que ser diferente?

Meu bebê esta previsto para dia 10 de julho. Ou seja, dia 10 de julho completarei 9 meses de gestação. Todo dia 10 contando a partir de outubro, mês da concepção, eu completo mais um mês. Da certo e é uma contagem feita para você, sem tabelas, sem livros, sem aplicativos e etc. É sua contagem da sua data de previsão!

Eu particularmente acho a forma mais prática e mais certa de contar Agora, você escolhe a sua. Pois, como eu disse, os meses não tem muito valor científico para a gravidez, acontece tanto a todo instante que cada semana deve ser contada certinha. Isso faz a diferença. Mas não se esqueça, escolha sua forma de contar e não pentelha a amiga grávida que conta diferente. Deixa cada pessoa contar da forma que se sente melhor e como aprendeu com seu médico. O médico é sempre o melhor para indicar essas coisas, afinal, você confiou e escolheu ele!

Mas espero que esse post te ajude a entender como funciona essa contagem que inicialmente parece tão “maluca” mas que logo melhora. E não se preocupe com os amigos, eles não vão lembrar muito bem quando você disser de quantos meses esta, só para você importa a exatidão! Eu falo 4 meses, quando passa da metade 4 meses e meio e quando esta prestes a virar, quase 5 meses… rsrs… funciona, todo mundo entende!

Beijokas

Related Post