Dicas: Encontrando seu cachorro!

Quem me acompanhou fim de semana passado, viu que Barto sumiu em Campos do Jordão! Foi muito difícil e fiquei sem saber o que fazer direito, no final tomei algumas providencias e ele foi encontrado rapidamente. Por isso, contei com a ajuda do Procura-se Cachorro para escrever esse post dando dicas do que fazer quando esse incidente chato acontece!

dica pra encontrar o cachorro perdido

Nunca se esqueça de manter no cachorro, mesmo que dentro de casa, com a coleira de identificação. Existe o pingente e também a identificação bordada na própria coleira. Barto usava a sua com pingente e quando fomos busca-lo ele estava sem. Por isso, sempre tenha a certeza que o gancho é forte e esta bem preso e legível. É infinitamente mais fácil encontrar um cachorro identificado.

Hoje existem alguns artifícios como coleiras com GPS que podem ser usados em lugares mais abertos, como o caso do Barto que se perdeu na nossa casa com cerca viva. É quase impossível mantê-lo dentro do jardim da casa sempre, por isso usar uma dessas será uma ideia interessante. Não testei portanto, não sei informar marcas e tipos legais.

“Em caso de desaparecimento, é importante começar a busca o quanto antes na região e também na internet. Pergunte para pessoas próximas, refaça o caminho e tente imaginar o que o cãozinho faria com base no seu perfil. Por exemplo, um cachorro assustado sairia correndo, um medroso se esconderia, um animal curioso sairia explorando a região. Enquanto isso, peça para alguém registrar no ponto de encontro do Procura-se Cachorro. É lá que vão procurar pelo contato da família, caso ele seja achado na rua.” Deu a dica o pessoal da equipe. O site foi muito legal e faz um trabalho bem rápido para encontrar o cachorro. Hoje quase todo mundo tem internet e é legal divulgar o site para todo mundo que puder seguir e acompanhar, existe mil possibilidades para um cachorro sumir, mas em grande parte, ele esta bem, na rua ou com alguém, por isso essa divulgação em massa é importante.

Eles não registram somente cachorros perdidos, registram os encontrados também. Por isso, é interessante olhar se alguém já não entrou em contato com eles.

“Ao final do registro, o sistema também cria automaticamente o cartaz para espalhar na rua. Basta imprimir e levar em comércios e residências na região informando o ocorrido. A busca física é muito importante e complementar. Divulgue nas redes sociais, acompanhe as pistas e boa sorte. Nunca desista do seu animal!”.

Esses cartazes foi o que fez com que encontrássemos o Barto rapidamente (ele sumiu sábado, encontramos no domingo a tarde), a pessoa que estava com ele era vizinha próxima e viu um dos vários que colamos por ai. Muita gente em Campos nos falou para usar a gratificação para a pessoa que encontrasse como atrativo, não usei, mas pode ser uma ideia. É legal falar que era domingo em uma cidade pequena, fomos atrás de xerox e era quase impossível (mas encontramos), porém, tivemos a ideia de qualquer coisa buscar em hoteis um espaço de impressão para hóspedes e pedir para usar.

É muito importante conhecer o lugar que vai levar o cachorro, se ele conhece o espaço tem mais probabilidade de voltar, tente sempre chegar em lugares novos e dar uma volta na vizinhança para apresenta-la ao cão (já havia lido isso em algum livro de cachorros). Cachorros não são como gatos, apesar do bom faro, dependendo da distância, eles se perdem.

Procure a zoonoses da cidade, a polícia, bombeiro (eles não se responsabilizam mas podem avisar se virem o cachorro por ai) e pessoas que trabalham circulando na região, nosso caso, até os cavaleiros que levam as pessoas para andar a cavalo estavam avisadas. Leve cartão com seu telefone junto, sempre e claro, tenha sempre uma boa foto do cão com você.

Como a Procura-se Cachorro falou acima, a internet é uma arma poderosa! É incrível como as pessoas se sentiram solidárias e divulgaram o desaparecimento do cachorro. Outra coisa que me ajudou muito foi encontrar o grupo de SOS animais de Campos do Jordão no Facebook, eles ajudam os animais das ruas da cidade (quem já foi para lá sabe que tem muitos, se quiser ajuda-los, entre em contato pelo grupo mesmo) e o fato de conversar com pessoas locais que lidam com isso, fez com que eles divulgassem para pessoas da região.

Não desista, ele estará perto, não se desespere, o desespero nos faz ficar cegos e surdos muitas vezes. Não tenha vergonha e converse com o máximo de pessoas que você puder!

Espero que ajude! Siga o Procura-se Cachorros, ajude a divulgar!

Beijos

Lily

Obs: Obrigada equipe do Procura-se Cachorros maisuma vez pela atenção e ajuda para escrever esse post.

Related Post