Dicas para arrasar no Home Office

Mês passado um dos maiores assuntos nas redes foi a entrevista professor Robert Kelly para a BBC Britânica sobre a situação política da Coreia do Norte na qual ele foi interrompido por seus filhos já que fazia home office e em seguida sua esposa que tentava conter as crianças.

O vídeo, além de engraçado e fofo, me levantou a questão do Home Office (escritório em casa) e a força que vem ganhando! É uma tendência cada vez maior que as pessoas trabalhem de casa e não somente autônomos como eu, professores, empresários e executivos também. Inclusive muitas empresas estão investindo nessa nova forma de trabalhar, visando qualidade de trabalho e também lucro (já que podem dispensar alguns funcionários do escritório e consequentemente ter um espaço menor e mais barato).

Teve inclusive uma paródia incrível mostrando como seria se fosse uma mulher no vídeo, dando conta de tudo e todos com muita grandeza que tem tudo a ver com todas as mulheres que fazem home office, tenho certeza! Já viu?

Bom, vou aproveitar a abertura para o assunto e dar dicas sobre home office (que uso em casa) para você aproveitar melhor seu tempo de trabalho e não ser distraído pelos filhos, esposas, maridos, por desamardores de bombas e etc.

trabalhando em casa

  1. Tenha um horário para o trabalho.

Evite trabalhar quando dá, deixe claro para quem estiver perto que aquele momento é de trabalho e você não pode ser interrompido (a). Sei que é difícil especialmente com filhos se organizar, mas esse cronograma fará com que você trabalhe melhor em menos tempo. Busque uma alternativa de horário que as crianças estejam dormindo, na escola ou que alguém possa olhar eles para você

 

  1. Tenha um espaço para trabalhar.

Não importa se será uma prateleira, uma mesa ou um quarto. Mas tenha um espaço com seu material de trabalho, agenda, computador o que for. Se você precisar desmontar e montar o espaço, buscar material pela casa e etc, perderá um sagrado tempo de trabalho nessa organização.

 

  1. Tenha um cronograma de trabalho:

Além do horário para trabalhar, saber quanto tempo terá e quanto tempo irá despender de cada tarefa é importante para você poder sentar e já ir direto ao assunto. Comece finalizando tudo que não pode deixar para depois e depois vá adiantando as tarefas menos urgentes. Separe 5 minutos finais para organizar o cronograma do dia seguinte. A gente perde um tempo precioso quando precisa se preocupar com o que deve ser feito e que momento fazer, ter o cronograma permitirá que você sente e já inicie seu trabalho, mesmo que surjam urgências no dia.

 

  1. Adiante-se no que puder:

Seja no trabalho ou na casa, se puder, já faça as tarefas para o futuro, assim se precisar deixar de trabalhar em um dia ou outro, poderá fazê-lo sem problemas. Eu , por exemplo, tenho um cronograma do blog de 3 meses e tenho 2 semanas de posts adiantado. Se precisar escrever hoje o post de hoje ou de amanhã e alguma urgência acontecer, não conseguirei finalizar. Além disso, as tarefas que são feitas com pressa, com pressão se tornarão mais difíceis e mais mal feitas.

 

  1. Foco na tarefa que esta fazendo:

Na hora do trabalho, pense no trabalho, se necessário, use outro celular ou um telefone próprio para isso. A hora dos filhos, fique com os filhos. Evite ficar no celular, respondendo mensagens ou falando ao telefone. Deixe para ligar, mandar e-mails, trocar mensagens de trabalho no momento designado para tal. Sei que é difícil, mas é a única forma de se desligar dos problemas e aproveitar por completo o tempo de cada um.

 

  1. Tenha um caderno de ideias e lembranças:

Arrume um pequeno que você possa carregar com você, tudo que lembrar que precisa ser feito ou até ideias que tiver, anote lá. Além de não esquecer as coisas, você vai livrar sua cabeça para pensar no que é necessário.

 

  1. Faça o mesmo com as tarefas da casa:

Tenha o cronograma, a organização e todas as dicas anteriores para a casa também. Quanto mais você facilitar seu trabalho, melhor!

 

  1. Tranque a porta!

Especialmente se fizer um ligação, evite que seus filhos ou outros assuntos da casa te interrompa. Busque um espaço tranquilo e tranque a porta. Se não encontrar dentro de casa, tente ir a algum lugar, como um escritório compartilhado ou até um café. Tente marcar em um momento que alguém possa olhar as crianças ou que elas costumem dormir, enfim, evite realmente toda distração na hora que tiver que lidar com outras pessoas.

 

  1. Nunca use pijamas:

É uma tentação ficar o dia todo nos pijamas ou até em roupas velhas dentro de casa, mas isso influencia diretamente na forma como você se vê e consequentemente seu trabalho. É natural que as outras pessoas ache que você não faz nada porque fica em casa e é natural que você se sinta assim, por isso, se vista de acordo com seu trabalho mesmo que ninguém veja. O importante é como você se sente e isso vai refletir diretamente no seu trabalho.

 

Com essas pequenas dicas, você poderá se organizar para facilitar sua vida de home office. Aqui em casa, muitas vezes só consigo focar e sentar depois que as crianças dormem, muitas vezes me confundo com a agenda, cronograma e sim, aparecem diversas vezes algumas surpresas para acabar com a organização do dia. Porém, saber lidar com essas situações também faz parte.

 

O importante é não deixar tudo para a última hora e sem uma estratégia de trabalho e no final tudo dá certo!

 

Beijos.

Lily

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