É necessário estimular a produção de leite?

Sempre leio relato de mães que amamentam e por algum motivo querem aumentar a sua produção de leite. Sempre leio dicas em blogs sobre isso e eu mesma já busquei informações à respeito quando amamentava Bento! Alguns médicos entram com medicação e algumas mães desesperadas fazem de tudo para aumentar a produção, então preciso MUITO falar sobre isso!

Primeiramente, vamos entender algo: você produz o que seu bebê necessita (que significa que seu corpo produz a quantidade que ele mama), nem mais, nem menos, entãobebe mamando estimulo leite porque querer ter mais leite? Precisamos nos perguntar isso, sempre, porque a grande maioria das mulheres não tem a necessidade de estimular a produção de leite.

Segundo e muito importante, ter certeza que a falta de produção de leite não tem a ver com algum disturbio da mãe, como o hipotireoidismo, porém, ele só influencia na produção de leite se não estiver controlado com medicamentos. Cirurgia nos seios como prótese e diminuição também podem influenciar, a primeira muito dificilmente, mas pode acontecer, o segundo caso é mais comum.

Terceiro, caso a mãe esteja bem, saudável, entender porque da necessidade de melhorar a produção e a resposta normalmente esta no bebê. Se ele não tiver dificuldade para sugar o leite, não tem porque você ter a produção baixa. Sempre verificar a pega e se o bebê mama em livre demanda antes de tomar qualquer iniciativa (veja À respeito AQUI e AQUI).

Quando, com Bento, pesquisei sobre a produção, li tudo, remédio, tirar com bomba, tomar chás e muita coisa inclusive, muitas não comprovadas, mas não li e ninguém (inclusive profissional de amamentação) me falou dos maiores riscos: mamadeira e chupeta! Sim, eu sei, sua vizinha amamentou o filho sem problemas e eles usavam os dois, mas é comprovado que eles tem ma influencia sobre a amamentação.

Número 1, se o bebê troca algumas refeições diretamente nos seios pela mamadeira, o corpo da mãe entende que ele não precisa de tanto leite e diminui a produção. Número 2, o bico da mamadeira pode causar o que chamam de “confusão de bicos’. Para o bebê mamar no peito, ele precisa usar a língua para massagear e trazer o leite até a boca dele, ele suga também para ajudar. Na mamadeira ele usa a língua de forma contrária, como a quantidade de leite que sai é muito grande, ele usa a língua para controlar a saída de leite, impedindo que saia muito, totalmente o oposto. Isso, as vezes em pouco tempo, as vezes a longo prazo, faz com o que o bebê sugue errado o peito e ai ele consegue tirar menos leite e consequentemente o corpo da mãe produzirá cada vez menos.

A chupeta também faz essa confusão e por isso, muitas vezes sem perceber e aos poucos o bebê rejeita o peito (as vezes ele briga com o peito, puxando e cuspindo ele). Alguns bebês vão usar a chupeta e vão mamar, outros não, por isso, não podemos achar que porque um bebê mamou bem, todos farão isso. Muitas vezes os sinais não são claros, mas já foi comprovado a influencia da dupla mamadeira e chupeta na dificuldade da amamentação, então se quer aumentar a produção, comece eliminando os bicos artificiais (use copo ou colher dosadora para alimentar o bebê caso não possa amamentar).

Algumas mães utilizam a bomba de leite para aumentar a produção, mas acabam prejudicando a mesma, isso porque usam errado. A bomba em si não estimula nada (ao contrário da propaganda), o que acontece é a mesma historia que contei, quanto mais leite sair dos seus seios, mais seus seios irão produzir leite. Porém, uma bomba NUNCA vai conseguir tirar a mesma quantidade de leite que o bebê mama, por isso, se usar a bomba para substituir mamadas (por exemplo, tirar leite na hora uqe o bebê tem que mamar e oferecer o leite na mamadeira), a produção vai cair. Ela só irá ajudar na produção se você tirar leite extra. Ou seja, o bebê mama tudo que precisa no peito e você ainda tira na bomba. Muitas mães fazem isso para estocar leite e não tem problema algum!

Quero lembrar aqui também que não é porque seu bebê mama leite artificial e dorme melhor ou para de chorar que você tenha menos leite, que seu leite seja fraco e etc. O que acontece é que o leite artificial é mais pesado, o bebê fica meio mole mesmo quando toma e sim. muitas vezes pedirá para mamar menos. Imagine você depois daquela feijoada? É isso…

Estomago do bebê é pequeno e absorve rapidamente o leite, por isso as vezes precisa mamar muito tempo ou para bebês que mama de forma mais eficiente, pouquissimo tempo

Estomago do bebê é pequeno e absorve rapidamente o leite, por isso as vezes precisa mamar muito tempo ou para bebês que mama de forma mais eficiente, pouquissimo tempo

Se o bebê mama e parece continuar chorando, não é porque tem fome (mesmo que ele pare quando toma o Leite Artificial), pode ser sono, cansaço, incomodos e outras coisas mais. Mães que adotaram seus filhos ou fizeram barriga de aluguel são capazes de amamentar, isso porque a sucção do bebê estimulando a mama faz com que você produza leite, por isso, se quer mais uma dica para manter uma boa produção é: amamente, sempre, muito!

Então para finalizar quero falar só mais algumas coisinhas. No parto, é importante deixar o bebê em contato com a mãe assim que ele nascer (a não ser que ele precise de alguma ajuda médica urgente), o contato pele a pele e a amamentação nas primeiras horas de vida são muito importante! Independente do tipo de parto! Isso ajuda a produção de leite, o vínculo e etc. COmprovado!

Quando isso acontecer, você ficará alguns dias produzindo o colostro que é um leite muito forte, cheio de anticorpos, porém em pouquissima quantidade. Não se preocupe com ele. Em seguida seu peito provavelmente vai encher muito, vai vazar toda hora e pode até empedrar e levar a uma mastite. Nessa hora, você terá a certeza que tem leite! Porém, muitas vezes de um dia para o outro, seu seio vai ficar murcho e não vai mais vazar leite. Isso é ÓTIMO!!!! Significa que seu corpo esta entendendo qual é a demanda do seu bebê e esta produzindo o que ele necessita, nada a mais!

NUNCA baseie a quantidade de leite que você produz pela quantidade que sai na bombinha. Não existe nenhuma bomba que consiga tirar do seu peito a mesma quantidade que seu bebê mama. Como falei, a lingua é estremamente importante para a amamentação e a bomba só trabalha com a sucção. Por isso, se for tirar o leite e não sair nada, não se assuste! É um misto de falta de habilidade inicial sua (super natural) com essa sucção não tão eficiente da bomba.

Para finalizar quero dizer que com Bento tive muitas dúvidas, passava dias pesquisando sobre minha dificuldade de amamentar e isso me gerou um estresse muito grande, estar relaxada, em contato com o bebê, pele a pele, ajuda a produzir leite. Estar feliz, descansada é importante! Por isso, avalie a cama compartilhada (veja post sobre AQUI), relaxo, curta e não se preocupe tanto. COm a Chiara, sai fazendo mil perguntas para minha doula especialista em amamentação, ela olhou a pega e me disse isso: esta perfeito, CURTA!

Seu leite é suficiente, é forte, confie!

 

Related Post