Entrevista: Amamentando gêmeos!!

Repost do meu Antigo Blog de Novembro de 2014.

amamentando gemeos

Paula Linda Grávida das suas gêmeas!

Já contei aqui sobre minha experiencia com a amamentação e como decidi complementar a mamada do Bento (veja o post AQUI), mas mesmo não tendo amamentado exclusivamente (porque ainda amamento) como gostaria até os 6 meses, acho lindo quem o faz. Não é questão de ser mais mãe ou não, mas a amamentação é uma entrega grande da mamãe e acho admirável quem consegue abrir um pouco mão de si mesma para fazer.

Esse caso é um lindo que me emociona até. Conheço a Paula a anos, ela já tem um filho Pedro de 6 anos e ficou grávida um pouco antes de mim, para a surpresa (ou não porque a família dela tem caso de gemelares nas últimas gerações) dela, eram gêmeas. Assim como no primeiro filho, ela decidiu amamentar e foi bem sucedida.

Aqui ela conta nessa linda entrevista sobre essa experiencia maravilhosa mas nada fácil! Quem é mãe sabe a dificuldade de acordar de madrugada, de não sair muito, de não vestir o que quer, entre outros detalhes, imagine com duas princesinhas? Mas ela passou por isso e se sente orgulhosa desse feito maravilhoso! Conheça um pouco da historia da Paula, mãe do Pedro e das gêmeas de 6 meses Lara e Manuela:

1.Sempre quis ser mãe?
Sempre desejei ser mãe, assim que o Pedro nasceu me senti realizada. Ter um bebê é a melhor coisa que existe.

2. Já tinha pensado antes de ter filhos sobre a amamentação?
A amamentação fazia parte desse plano sobre a maternidade. No meu primeiro filho minha meta era a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e continuar com ela até pelo menos 1 ano. E consegui com sucesso.

Gemeos, amamentação exclusiva

Lindas! As Gêmeas Lara e Manuela

3.Como foi a amamentação do seu primeiro filho?
Tive algumas dificuldades como o excesso de produção de leite logo de início. Mas passando esse período a amamentação foi um sucesso. Mesmo o Pedro tendo refluxo, ele era a que bebê golfador, eu mantive a amamentação exclusiva em livre demanda até o sexto mês de vida. Quando comecei a introdução da alimentação mantive o aleitamento até 1 ano e 2 meses.

4. Qual a reação sua, do papai e do seu primeiro filho ao saber que na sua segunda gestação, você estaria esperando gêmeos?
Olha, minha segunda gestação foi um susto daqueles, não planejávamos mais ter filhos. Quando no primeiro ultrassom vi que eram 2 bebês não consigo explicar com palavras quantos sentimentos se passaram…. A preocupação, se tudo daria certo… A gestação… Os bebês. Foi uma mistura de medo e felicidade. Tanto pra mim como pro papai. Pro Pedro era tudo alegria.

5. E ao saber que eram duas meninas?

Nascimento das gemeas, amamentação exlusiva

Grande momento!

Nessa altura da gestação. Ter 2 meninas era tudo que mais queríamos. Foi incrível.

6. Como foi sua gestação?
A gestação se seguiu com mais cuidados. Com 14 semanas passei por um procedimento chamado cerclagem. Onde se amarra o colo do útero, afim de evitar um parto prematuro. Tive que fazer repouso após isso, por algumas semanas. Mais pra frente, não lembro exatamente quando, tomei 4 injeções de cortisona, para amadurecer precocemente os pulmões das bebês. Também um preventivo de parto prematuro. Com 30 semanas já estava muito pesada minha barriga. E fiz repouso novamente, foi quando começaram as contrações de treinamento. E com 34 semanas iniciei a inibina, pois as contrações já vinham com alguma dor. Levei a gestação até as 36 semanas. Sucesso total.

7. Como foi diferente da primeira?
Foi tudo diferente. Na primeira gestação não tive nenhum incômodo. Fui até madrinha de casamento com 8 meses de gestação. Usei salto alto e dancei a festa toda. Rs

8. Você se preparou de alguma forma para a amamentar dois bebês?
Minha preparação foi mais psicológica. Sabia que tudo iria depender apenas da minha disposição.

9. Como foram os primeiros dias quanto a amamentação?
Os primeiros dias até que não foram difíceis. Novamente tive muita produção de leite, o que foi bom, já que tinham duas boquinhas pra me aliviar. RS Elas mamavam e dormiam. Foi bem tranquilo mesmo.

10. Quais foram as suas maiores dificuldades para amamentar as duas?
A parte mais complicada era quando as duas queriam mamar ao mesmo tempo. Quando não dava pra esperar colocava cada uma num seio ao mesmo tempo. E na época das cólicas, os intermináveis 3 meses, elas só acalmavam mamando. Foi bem difícil. Hoje em dia o mais complicado é de madrugada. Elas ainda mamam a cada 2 ou 3 horas. E com duas pra mamar quase não durmo.

11. Recebeu orientação para conseguir amamentar?
Na maternidade uma enfermeira, que no caso tinha gêmeos, me deu dicas preciosas. Como batizar cada seio pra uma bebê. E assim fiz. O direito era da Manuela e o esquerdo da Lara. E continua assim até hoje. Kkkkkk

Irmãos gemeos amamentção

Pedro e suas irmãs

12. Como você fazia para amamentar as duas? (posição, amamentava duas juntas, uma de cada vez e etc)
Sempre preferi amamentar uma da cada vez, acho que nessa hora elas merecem exclusividade e carinho completo. Ja amamentei elas ao mesmo tempo sim. Não achei muito confortável. Quando o bico escapava era ruim posicionar novamente. Pois eu dava apoio pra outra bebê.

13. Quanto tempo conseguiu amamentar?
As meninas estão com 6 meses e meio. Amamento elas ainda.

14. Usou complemento?
Não usei nenhum complemento. Tive e ainda tenho leite suficiente pra duas. Ainda bem.

15. Como você se sente quanto a amamentação?
Me sinto uma heroína!!! Kkkkkk kkkkkk Amamentar é uma delicia. É único. Claro que não é fácil. Já cai em prantos de cansaço nas looongas madrugadas…..

16. Do que abriu mão para poder amamentar dois bebês?
Abri mão de dormir.kkkkkk Muita coisa fica pra depois. Pois nessa hora tudo tem que esperar… A comida queima. Você perde a hora. A vida social também fica complicada.

17. Quando e como foi a introdução da alimentação das meninas?
Iniciei as frutas com 5 meses e meio. Está sendo uma introdução eu diria que lenta. As primeiras semanas elas aceitavam umas 4 colherinhas e só. Era mais pra conhecer novos alimentos. Com 6 meses introduzi a papa de legumes com carne. E agora que elas começaram a aceitar melhor. Tanto as frutas como a papinha.

Amamentação de gêmeos

Com suas princesas lindas!

18. Continua amamentando? Até quando pretende continuar?
Continuo amamentando, vou seguir com amamentação enquanto ela continuar sendo prazerosa pra mim e pras meninas. Não coloquei uma meta, como fiz com o Pedro, enquanto eu amamentar com amor e tiver saúde e disposição vou manter.

19. Qual sua dica para as mamães de gêmeos para ter uma de sucesso quanto a amamentação?

Bom. Primeiro estejam dispostas a amamentar praticamente o dia todo. Pois pra garantir a produção de leite ela tem que ser em livre demanda. Durmo no quarto das meninas. Fiz cama compartilhada até os 4 meses delas. Pra conseguir descansar mais e não ficar levantando o tempo todo. E coloque um seio pra cada bebê. Dessa forma VC não confunde o seio que ofereceu por último. E o bebê mama o leite anterior e posterior. Ingerindo os nutrientes necessários pra se desenvolver.

Gente, não é linda a entrega de uma mãe para seu filho, adoro! Fico muito feliz em ver tanto amor no mundo…rsrs

Espero que tenham gostado!

ATUALIZANDO: Como o post tinha mais de um ano, fui perguntar para a Paula sobre a amentação das pequenas. Mesmo com dificuldade para dormir (se com 1 é difícil, imagine 2!) ela manteve a amamentação das duas até o inicio desse mês! Completando 1 ano e 8 meses de amamentação das gêmeas! Não é incrível?!?!?

Beijos

Related Post