Gestão de tempo Casa da Lily

Nos dois últimos posts, falei sobre Home Office e sobre administração de tempo para organizar a casa, hoje, quero falar um pouco de como isso tudo funciona aqui em casa para mim!

administração de tempo

Primeiro, quando voltei a trabalhar e Bento tinha 6 meses, surgiu o impasse de como faríamos. Eu não tinha ajuda aqui e todo tempo que eu tinha era para ele ou para a casa. Como voltar a trabalhar era algo que eu desejava, já que já trabalhava de casa antes como Designer de Interiores e meu marido também havia começado com o Home Office, decidimos contratar alguém que organizasse nossa casa para que eu não precisasse abrir mão do tempo que tinha com Bento.

Isso facilitou muito nossas vidas, porém, sem organização meu tempo ainda não fluía! Foi então que coloquei um cronograma na minha vida. Sempre paro num domingo, olho a agenda (física, porque preciso escrever à mão, ai passo para o celular algumas coisas) da semana e me programo. Já escrevo uma lista de tudo que preciso fazer na semana e quando terei tempo.

Como montar um cronograma semanal: primeiro faça lista de tudo que precisa fazer, se puder, carregue um caderninho de ideias para escrever tudo que vem à mente durante o dia! Antes da semana começar, olhe bem tudo da lista e separe por prioridades: o que é urgente, mais ou menos ou não. As coisas urgente já começam no dia seguinte, junte tudo que precisa fazer na rua, de preferência procure lugares próximos, busque horários de trânsito menos intenso. Pense em quanto tempo você deve fazer aquilo e já separe por dias. Tente começar sempre pelas prioridades, pois se por acaso não conseguir fazer tudo, pode fazer algo no dia seguinte. Porém, se sobrar tempo, comece a fazer as tarefas dos outros dias.

Aqui, separamos os horários de home office também. Marido fica com as crianças das 9:30 até a hora do almoço que é meio dia, aproveito esse horário para sentar e focar, normalmente consigo fazer tudo, porém se não terminar, faço a noite e as vezes, acabo bem tarde  (normalmente isso acontece quando esqueço de me organizar antes).

Com o cronograma em mãos, é incrível como adianta minha vida e meu tempo rende!

Com a alimentação e a casa não é diferente. Faço uma lista mensal do que iremos comer. Tenho uma regra assim: segunda: sem carne. Terça: frango. Quarta: Peixe. Quinta: Carne de porco e Sexta: carne vermelha, por exemplo. Já pego receitas simples na internet e algumas do meu caderno de receitas pessoal. Com o mês todo preenchido (já escrevo inclusive se comeremos o mesmo na janta para fazer o dobro de comida ou se teremos outras coisas) faço toda semana uma lista de compras.

Isso é muito importante! É incrível o quanto você pode economizar sabendo o que vai comer e as quantidades. Coisas que, por exemplo, vem em grande quantidade, você já coloca no mês ou na semana mesmo para já fazer tudo e não sobrar comida. Se puder congelar compro antes, se não compro na semana mesmo, já sei se farei 1 ou 2 refeições, tamanho e etc. Aqui, não sobra comida quase nunca. Num próximo post detalho essa parte porque acho importante.

Outra organização importante é das tarefas da casa: apesar de termos ajuda, tenho o cronograma do dia que faremos determinadas tarefas. Faxina nos banheiros, troca de roupa de cama, lavar roupas das crianças, roupas brancas, toalhas. Passar pano na casa, lavar quintal. Enfim, tudo isso já é pré-separado até pelo tempo que leva fazer e tento misturar tarefas fáceis com tarefas mais difíceis. Essa organização eu já tinha antes e só repassei para a pessoa que trabalha comigo se organizar.

Enfim, aqui só alguns detalhes de como eu pessoalmente trabalho essas questões dos posts passados, mas é importante dizer que sou atrapalhada e as vezes me perco na minha própria organização. Mas a verdade é que fazer tudo isso mudou meus dias, faço tudo mais rápido, mais fácil, e no final tenho mais tempo até para focar nas crianças e não me distrair com assuntos que não tem a ver com eles.

Ser mãe faz com que nosso tempo pareça pouco, mas a verdade é que pode render sim! E muito…

Beijos

 

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