Imponha a rotina sem enlouquecer!

Se tem algo que uma mulher sempre ouve ao se tornar mãe é: rotina. Existe por ai mil teorias de como criar os filhos, fazê-los dormir melhor e etc, cada uma com suas táticas, umas mais radicais que outras, mas se tem algo que todas as teorias concordam é que bebês e crianças necessitam de rotina!

 Imponha a rotina sem enlouquecer!
Porém, seu bebê chegou e ninguém deu um relógio para ele, ele mama a hora que quiser, dorme também e você fica louca tentando fazê-lo entrar no cronograma familiar? Parece um desastre, não?! Mas o problema não é o bebê, é sua percepção de rotina e cronograma.

rotina x cronograma do bebê
Imagem reprodução
Cronograma tem relação direta com o relógio, rotina não necessariamente! Confesso que quando me liguei nisso, minha vida de mãe mudou! Fiquei mil vezes mais relaxada e feliz!
Na primeira semana do Bento, fiz uma amamentação livre demanda e ele ganhou o peso necessário, comecei a me enganar que continuava na livre demanda, mas virei escrava do relógio, anotava quando começava a mamar, quando terminava! Tentava enrolá-lo quando ele sentia fome antes da hora e controlava o tempo de amamentação dele, no final, ele engordou somente 12g dia (o considerado minimo normal é 20g dia). Fiquei super chateada e desesperada, se não mudasse, a pediatra com certeza ia pedir para eu dar complemento e isso era algo que eu não queria! Além disso, dava a hora do banho e “para tudo!!!”, não podemos perder o horário, enfim, loucura total Mas como conciliar rotina e livre demanda? Sai lendo tudo que podia e cheguei nesse texto do blog Viciados em Colo: “Livre demanda ou rotina, escolha os dois!” que mudou tudo.
Nós temos uma rotina normalmente, mesmo sem horário fixo! Por exemplo, no banho, independente se tomo de manhã, a tarde ou  a noite, sempre sigo a mesma ordem, passo shampoo, deixo agir enquanto escovo os dentes e lavo o rosto, enxáguo e passo o shampoo novamente, lavo o corpo, enxáguo, passo o condicionador, lavo a calcinha e enxáguo! Faço isso a anos e confesso que me incomoda se eu tento mudar!
A rotina tem a ver com a ordem que faz as coisas, claro que no caso do bebê, é bom sim tentar encaixar em horários, mas não radicalmente!
Comecei com a rotina para o Bento dormir (sim, mudei algumas vezes para ver em qual ordem ele ficava melhor, depois que encontrei, mantive), desde o primeiro dia. Para mim (acho que para todas as mamães) uma das coisas mais importantes era ensiná-lo a dormir bem (sim, bebês precisam ser ensinados a dormir). Quando a amamentação dele se estabeleceu melhor de 3 em 3 horas, variando pouco, comecei a criar uma rotina em casa. Não tem horário fixo, as vezes varia uma hora ou mais e não tem problema, mas sigo sempre a mesma ordem.
Enfim, o que quero dizer com esse post? Esqueça o relógio, mas tente fazer as coisas no dia da mesma forma, mesmo que não esteja em casa e os horários se estabelecerão naturalmente aos poucos. Com paciência, mas sem stress, seu bebê entenderá melhor que a rotina do banho a noite significa dormir e que tais horários são para comer, brincar, tirar um cochilo e tudo ficará mais fácil!
Preste atenção no bebê, você quer que ele relaxe para ter uma boa noite de sono, faça coisas relaxantes antes dele dormir, por exemplo, não de banho a noite se essa experiencia for estressante para ele! Faça o que faz ele relaxar. Se ele relaxa tanto a ponto de dormir no banho, então de o mama antes. Não brinque e agite o bebê a noite, abaixe a luz, enfim, não force uma rotina que não o satisfaça só porque leu por ai! Observe seu bebê!
Se os hábitos dele forem diferentes do da casa, se dormir bem das 18 até 24 por exemplo, vá adaptando ele aos poucos, tentando atrasar o sono dele cada dia um pouquinho para chegar na hora que a casa dorme. sem pressa, sem desespero e com perseverança!O segredo maior no caso dos bebês é aceitar que não faremos nada do dia para noite, ele precisará de dias, semanas ou meses para entender e se estabelecer, as vezes parece que  a rotina não funciona ou que o que esta fazendo não esta dando certo, mas dará, é só não desistir e manter a calma! Aproveite o momento e não fique desesperada para fazer tudo acontecer!Beijos

Related Post