Lavagem sem shampoo. Já pensou!?

Ja ouviu falar em cowash? No-poo? Low-poo? São movimentos que nos levam um pouco para longe dos industrializados, mas dessa vez nos cabelos. Ambos tem em comum abrir mão da lavagem dos cabelos com shampoo comum e cada um usa outras formas para fazer essa limpeza.

nopoo lowpoo e cowash

Meu cabelo hoje com lowpoo

Eu sou presa fácil para esse tipo de teoria porque como já falei algumas vezes, tenho esse objetivo de vida de tentar me aproximar cada vez mais do que é natural, na alimentação e também na beleza. Claro que no mundo de hoje esse processo pode ser mais difícil do que parece, por isso, caminho devagar nessa direção.

 

Há uns 10 meses comecei a ler e me interessar por essas teorias. O que acontece é que os shampoos comuns são cheios de sulfatos que nada mais é que o produto que faz a espuma e também uma limpeza profunda nos fios. O problema é que além de eliminar a sujeira do cabelo, elimina nossos óleos naturais que são excelentes! resultado? Cabelos mais oleosos e ao mesmo tempo mais secos, fazendo com que a gente use shampoo mais frequentemente e também cremes de monte para mante-los bonitos!

Lowpoo nopoo e cowash

Shampoos que já testei do low poo, normalmente usava 1 shampoo por mês, hoje usei 3 shampoos em 10 meses !!

Isso acontece porque o sulfato elimina, digamos assim, o equilíbrio natural do couro cabeludo, por isso acaba parecendo estar sujo mais rápido e ao mesmo tempo o fio fica fraco e sem vida. Além disso, muitos shampoos comuns tem parabenos que estudos indicam serem cancerígenos (mesmo não sendo comprovado se a ação rápida do shampoo pode realmente causar esse mal).

 

Bom, num resumo bem mal feito (porque quero contar minha experiencia ainda nesse post), cowash seria uma substituição por um condicionador especifico (por não usar mais o shampoo comum, não pode ter algumas substancias que não são solúveis em água) e o que faz a lavagem é a massagem mesmo no couro cabeludo. Low-poo é uma substituição por shampoos sem tais elementos e no-poo uma forma mais radical que usa meios naturais ou shampoos caseiros.

 

Meu objetivo é o mix de no-poo com cowash mas preferi começar somente comprando shampoos sem sulfatos ou parabenos. No começo não vi diferença muito grande (mas não sou referencia, até pouco tempo poderia jurar que não havia perdido mais cabelo quando Bento nasceu, até perceber chumaços de cabelos recém nascidos pela cabeça), mas me mantive firme e forte. Mudei o condicionador (pelo mesmo motivo que citei acima) e também os cremes. Comecei a fazer mais tratamentos caseiros (até ensinei a fazer touca de gesso nesse vídeo abaixo) e para não dizer que me livrei 100% do shampoo comum, uso de limpeza profunda a cada 2 ou 3 meses para eliminar resquícios que podem não sair com o shampoo mais natural.

Porém, de um tempo para cá percebi que meu cabelo tem tido um equilíbrio natural incrível! Antes lavava em um dia, dia seguinte não lavava mas já começava a dar sinais de sujo e no próximo dia tinha que andar com ele preso até lavar novamente, mantinha a rotina de lavagem um dia sim outro não. Hoje lavo um dia e consigo ficar 4 dias sem lavar com ele brilhante, macio e lindo! Isso acontece porque nosso corpo tem uma regulagem de gordura natural para manter a pele e cabelos saudáveis, quando retiramos tudo, a tendencia é o corpo produzir ainda mais óleo. Também acho ele mais saudável e bonito, só não é melhor porque ele é muito fino e fiz um ombré nele que acabou dando uma arrebentada nas pontas, mas mantenho uma rotina de hidratação/nutrição/cauterização (falo sobre isso num próximo post, ok!?) que auxilia muito!

Enfim, estou realmente apaixonada por isso, por nossa natureza perfeita. Adoro essas coisas naturais por isso, nos mostra como somos perfeitos sem interferências e me faz até ter mais amor próprio! Interessante né!?

 

Alguém mais é adepta dessas técnicas? Me conta como foi!?

 

Beijos

 

Related Post