Manteiga Fitoterápica: Conheça a Ghee!

A algum tempo, ouço falar da manteiga ghee, porém nunca havia tentado fazer. Hoje, achei que sera uma boa ideia e fiz um pouco! Vou contar aqui um pouco desse processo (porém quem quiser encontra pronta também) mas também, explicar porque ela é boa para a saúde, o que é mais importante!

Foto: Site GNT Bela Cozinha

Foto: Site GNT Bela Cozinha

A ghee, nada mais é do que a manteiga que compramos, porém “limpa”. Isso mesmo, ela passa por um procedimento na qual retira-se as impurezas dela e só sobra a parte boa. Como fazer, colocarei a receita abaixo.
Na índia a ghee é considerada fitoterápica e possui propriedades rejuvenescedoras (portanto pode ser usada como cosmético também para máscaras). É receitada para pacientes com intoxicação, erupções, cortes, queimaduras, herpes, úlceras, febre, enfermidades no peito, problemas mentais, obstipação, dores de cabeça, problemas nos olhos e ouvidos e como tônico pulmonar (ufa), Além de contribuir com a longevidade, fertilidade, fortalecimento dos tecidos e melhora da memória.
Visto tantos benefícios, nos basta ter em casa e usar no lugar da manteiga comum ou de outros óleos na cozinha!
Como fazer a ghee?
Vi diferentes receitas na internet, vou passar aqui a da Bela Gil (que é bem prática, mas confesso que não gosto muito) e uma outra que prefiro apesar de trabalhosa. A diferença das duas é na execução:
Manteiga Ghee:

1.
250g de manteiga
Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mais para alto. A manteiga derreterá até começar a ferver. Observe que formará uma espuma e, em seguida, ela baixa. Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo (formará uns cristais no fundo da panela, que é a lactose). Após esfriar, coe e coloque em um vidro. Deixe no freezer até endurecer e depois retire. Está pronta para usar! Armazene fora da geladeira.

Tempo total de preparo: 10 min. + 30 min. de espera = 40min.
Nível de dificuldade: médio
Rendimento: 1 pote de vidro de 200 gramas

2.

250 g de manteiga

Tem gente que prefere fazer no banho maria, já testei e achei que não limpa tão bem. Por isso faço com uma panela mais grossa direto no fogo. Quando a manteiga aquecer, você vai perceber que vai formar uma espuma branca em cima e vai retirando. Já vi receitas que falam para não deixar ferver (por isso do banho maria ou a pessoa retira do fogo quando esquentar muito) e já vi receitas que fervem mesmo e vão tirando, sempre com cuidado para a manteiga não queimar, deixe o fogo baixo.

Eu faço dessa forma, na panela grossa e até deixo ferver, mas tiro do fogo um pouco quando acontece. Esse processo é mais chato e acaba quando não formar mais espuma, porém achei mais saborosa, limpa e gostei da textura.

NOTA IMPORTANTE: busque uma boa marca de manteiga, isso faz toda a diferença. NÃO FUNCIONA COM MARGARINA, OK?!

Fonte:
Cura pela Natureza
Bela Cozinha – GNT

Related Post