Nascendo Dentinho? Como saber? Como ajudar?

O bebê nasce, lindo perfeito e com o relógio alterado, quando as coisas melhoram, ele tem cólicas, ai quando passa, ele tem pico de crescimento e desenvolvimento, ai quando passa ele tem os dentes… quanta coisa, né!? Não é a toa que a gente esquece essa fase, oh fase complicada!    como nascem os dentes do bebê

De qualquer forma, vim falar hoje dos dentes porque com 6 meses e exatos 20 dias o dente do Bento finalmente nasceu! Nesse período, corri atrás de informações, para saber se estavam mesmo nascendo ou se a irritação fora do comum dele vinha de outra coisa e encontrei poucos posts que realmente me ajudaram, então vim aqui falar da minha experiencia um pouco.

Higiene bucal no bebê

Consegue ver o cordãozinho marcado?

Bento começou a coçar os dentes a 2 meses atras, sim, eles demoram para chegar, mas eu não sabia dizer se colocar os brinquedos e morder na boca era um sinal de coceira ou só de algo que bebê faz mesmo, mas a forma que ele colocava era diferente e desesperadora, isso me fez acreditar que era dente sim, mas como falei, demora alguns meses para eles aparecerem porque o caminho é longo e as vezes eu achava que não era dente nenhum.

Uma forma boa de saber se seu filho terá dente cedo e bater um papo com sua mãe, pois é, o nascimento dos dentes é hereditário e se você teve dentes cedo, o seu bebê deve ter também, Bento nasceu bem na idade prevista, mas tem outros babies que demoram mais, é normal e não há motivos para se preocupar.

Dente nascendo

Gengiva inchada, cordãozinho quase sumiu!

Segundo, a gengiva começa a ficar gordinha (acho que isso que chamam de gengiva inchada, porque do Bento nunca inchou realmente). Os primeiros dentes que nascem são os incisivos centrais (de baixo do meio) normalmente, a região vai enchendo e uma forma boa de perceber isso é olhando o cordãozinho que tem na gengiva do baby, quando estiver muito marcado, significa que vai demorar ainda, se estiver quase perdendo a forma, é que o dentinho esta chegando.

Outro sinal é olhar a boquinha de frente, forma tipo um risco branco na gengiva. Bento também ficava puxando a orelha, sabia que não era dor de ouvido, pois ele mamava normalmente e não chorava de dor, dores de ouvido são muito fortes e não param nem com remédio (já tive uma otite forte), por isso, ele ficaria choroso o dia todo, e não estava.

primeiros dentinhos

Linha branca na gengiva

Algumas mães reparam em febre e diarreia, aqui em casa não teve nada disso. Os pediatras dizem que não tem qualquer dado que isso aconteça, mas pode coincidentemente acontecer porque é uma fase de muitas mudanças para o bebê, ficam mais no chão, tem menos proteção que veio da mamãe, colocam muito a mão na boca, mudam a dieta, mas enfim, tem mamães que podem jurar que tem tudo a ver com o dente, meu sobrinho inclusive, então é bom ficar de olho.

O que fazer? Primeiro: Paciência. Tudo na vide de um bebê é fase e vai passar, teremos dias melhores e outros mais difíceis, não tem jeito. Segundo, ajude aliviando um pouco o incomodo. Dicas que funcionaram aqui:

Mordedores: tenha alguns, eles gostam de uns, de outros, mudam de opinião e assim vai. Mas é interessante ter diferentes tipos para ele morder e aliviar a tensão dessa fase chatinha.

Gelo: pegava o gelo de água limpinha e fervida e colocava dentro do saquinho de comer frutas, Bento amava, era o TOP TOP aqui!

dica para aliviar dor de dente

Colocar gelo nessa cestinha

Chupeta congelada: aperte a chupeta dentro de uma água limpa com mão limpa e deixe que a água entre no bico, coloque no freezer. Ele gostava também.

Tetolé: bom para o dente e o calor. Congele o leite materno (principalmente se seu bebê só mama peito) em forminhas de sorvete bem higienizadas e da para o bebê tomar.

Camomilina C: indicado pela pediatra, natural e diz que ajuda no alivio e na irritação. Pode colocar na mamadeira, fruta ou massagear a gengiva do bebê diretamente se ele gostar (Bento odiou).

Colar de âmbar: Colar de âmbar promete ajudar nessa fase complicada, quer saber minha opinião? Veja AQUI!

ATENÇÃO: Nenedent: anestésico para passar no local muito indicado por mães, tias e avós. Porém, , como contém lidocaina, um anestésico (desses que você usa quando faz tatuagem mesmo) alivia sim, porém, muitos pediatras NÃO INDICAM o uso desse medicamento, pois pode anestesiar a língua, garganta e engasgar o bebê, por isso, fique atenta!

Veja também esse meu outro post sobre cuidado com os dentinhos do bebê AQUI.

E vocês? Indicam algo que deu certo? O que repararam que aconteceu nessa fase?

Beijos

Related Post