O melhor frango assado! Crocante e saboroso!

Desde que me casei, venho descobrindo vários macetes na cozinha para melhorar alguns pratos e esse é um dos que eu mais amo! Adoro comida que vai no forno, independente do tempo, tão bom poder colocar algo no forno e voltar depois de um tempo e ter um prato delicioso, por isso faço muito!

Esse prato é desses, simples, que comia em casa, mas agora ainda mais saboroso e crocante, um belo de um frango assado! O cheiro detona e meu marido ama! Disse que não gostava de frango assado até agora rsrs…

Bom, vou ensinar dois temperos, mas não é só isso que faz a diferença, é como se tempera o frango. Pode ser um frango inteiro, só peito, só coxa ou sobrecoxa, metade, não interessa, mas tem que ser a peça com osso e pele (sim, ela é importante para ficar saboroso, mesmo que você não coma ela depois)

Receita de frango assado crocante

Coxa de frango assada com Tempero 2 (receita abaixo) perfeito com arroz integral,
feijão e brócolis!

Tempero 1:

  • De 2 a 3 dentes de alho (depende do quanto você gosta de alho e da quantidade do frango)
  • Tomilho Fresco
  • 1 colher de sopa de Azeite ou manteiga (confesso, com a manteiga fica incrível, mas hoje em dia só faço com azeite para ser mais saudável mesmo!)

Amasse tudo junto, uso um pilão que temos aqui! Depois levante a pele do frango, coloque sal e pimenta e coloque dentro dela a mistura (não por fora porque provavelmente o alho vai queimar e não ficará muito bom!). É fácil, a pele sempre tem um lado que dá para abrir (não retire inteira), coloque o tempero com uma colher mesmo e depois por cima da pele espalhe (esse é o grande segredo). Coloque um pouco mais de sal e pimenta por cima da pele (não esquece o outro lado) e passe com um pincel culinário um pouco de mostrada por cima.

Tempero 2:

  • 1 limão siciliano
  • Alecrim picadinho
  • 2 colheres de sopa cheias de mostarda Dijon
  •  Azeite 


Misture o limão, alecrim e a mostarda muito bem para formar uma pasta grossa, use o azeite para afinar ela um pouco. Use da mesma técnica acima, esse é o segredo para o frango ficar bem temperadinho! Passe sal e pimenta em baixo da pele e passe a pasta também, mas nesse caso, faça o mesmo procedimento em cima da pele também. 

Sempre que temperar um frango, é bom deixar pelo menos 2 horas para pegar o sabor, eu já gosto de temperar de manhã e deixar na geladeira para fazer na janta, rsrs.

Depois disponha o frango na travessa, cubra com papel alumínio (sabe como usar? eu te ensino AQUI). Meu forno é elétrico e tem a opção de grelhar, eu coloco uns 30 minutos no forno médio/alto pré aquecido, tiro o papel alumínio e depois coloco em um bem alto que usa o calor de cima e de baixo por mais 15. Se a casquinha não ficar dourada, uso só a grelha sem o calor até ficar como eu quero. Normalmente 45 minutos aqui é o suficiente para o frango cozinhar e ficar molhadinho, lógico que isso depende da quantidade de frango e a parte que estou fazendo.

No forno normal sem a grelha, acredito que é melhor deixar uns 20 com ele coberto e o resto do tempo no fogo bem alto descoberto para conseguir dourar (se for tentar me conta depois).

Se quiser, cozinhe batatinhas pequenas, batata doce em cubos ou mandioquinha (deixando ela firme ainda) e coloque junto para assar. Fica divino!

Eu infelizmente não como a casquinha, morro de vontade mas deixo passar, porém, como o tempero foi feito por baixo dela, a carne fica deliciosa!

Espero que gostem!

Beijos

Lily

Related Post