O quarto não Montessoriano

Já parou para ver quantos quartos “Montessorianos” tem aparecido por ai? Quantas lojas vendem objetos com tal nome e algumas poucas informações a respeito? Pois bem, venho aqui contar que quase nada que se encontra por ai (com objetivo de vender e por isso usar um nome que esta em voga) é realmente Montessoriano. Vou repostar um texto que fiz para meu Instagram e talvez te ajude a entender melhor, mas também tenho mais dois textos AQUI e AQUI sobre esse assunto.

O quarto NÃO Montessoriano do Bento! Pois é, muita gente confunde esse estilo de quarto e acredita que colchão no chão e brinquedos a mão é um quarto Montessoriano. Não é! Maria Montessori criou um método de ensino, não é uma decoração.

Nesse método se prioriza a liberdade segura da criança dentro dos espaços para aprender explorando. Como ensinar não depende somente da sala de aula, ela criou também idéias para uma casa montessoriana (não só um quarto).

Na realidade, o método não é muito decorativo, é bem neutro, quase como uma folha em branca dada para a criança usar a imaginação e mais, não ser hiper estimulada com cores vibrantes e brinquedos. Para um quarto ser verdadeiramente montessoriano ele deve levar isso em consideração.

Não tem a ver com cama de casinhas, quartos lotados de brinquedos e muitas cores e estampas. Tem a ver com brinquedos selecionados para a idade correta, em sua maioria de exploração sensorial, de materiais naturais, poucas cores, barulhos ou luzes! Nada que leve a criança à máxima excitação, e sim a uma alegria mais calma. O método é organizado!

Tem a ver com o envolvimento da família nesse espaço, com pais com tempo para sentar e explorar junto. Com ensinar, mas deixar a criança fazer do jeito dela também! A cama baixa para segurança e fácil movimentação da criança, não deve ser enfeitada, não deve criar figuras, só um colchão no chão, no máximo com um tapete. Cores neutras para acalmar, relaxar!

“Mas Lily, o quarto do Bento não é nada disso”! Não, não é! O quarto dele não é Montessoriano e não tem nada de errado nisso!

Infelizmente as pessoas aproveitam que é um nome que esta na moda e o usam sem conhecimento! Porém, se você se interessa pelo método, deve entender que ele é mais profundo do que um quarto, muito mais, ele esta inserido em você e no seu dia a dia com a criança! Por isso, se gostar, pesquise! É muito interessante sim, mas não tem a ver somente com cama no chão e brinquedos a mão.

Post do meu Instagram, como acho muito informativo, resolvi postar por aqui!

Related Post