Os ciclos de sono e como eles podem ajudar seu bebê a dormir melhor!

Post de Outubro de 2014:

“Toda mamãe ou futura mamãe tem um desejo (depois de o filhote ter saúde, claro), que o pequeno durma bem! Afinal, é muito mais fácil enfrentar as dificuldades do dia a dia descansada, não é?! Porém, o que muitas mamães não sabem, é que não é só por fome que os bebês acordam.

Dormir a noite é algo que precisa ser aprendido e não se faz do dia para a noite! Por isso, seja lá o que você decidir fazer, observe bem a necessidade de seu filho e não desista, muitas vezes, o bebê esta indo muito bem, mas passa por uma fase de pico de crescimento, por exemplo e por alguns dias parece que regrediu, mas isso é assunto para um próximo post!

O sono, tanto no adulto como na criança é feito por ciclos (normalmente de 4 a 5 por noite), são 4 estágios na fase de NREM ( traduzido como movimento não rápido dos olhos), fase que crescemos, fazemos o crescimento e reparação celular, entre outros. O sono começa leve no estágio 1, tornando-se mais pesado chegando ao 4 e depois retorna até o 2 e finaliza no ciclo REM (traduzido como movimento rápido dos olhos) que é onde sonhamos! Resumidamente, passamos de ciclo do sono mais leve ao mais pesado e voltamos ao sono mais leve.

Nos adultos, passamos de estágio para estágio e de ciclo para ciclo sem nos darmos conta, muitas vezes acordamos entre eles mas automaticamente voltamos a dormir e depois nem nos lembramos. Nos bebês é diferente! O sono deles é mais leve e normalmente acordam entre os ciclos, muitas vezes com fome!

Já havia lido sobre isso, porém, nunca tinha parado para prestar atenção, agora nas últimas noites, algo tem acontecido.

Bento dormia comigo, então naturalmente eu acordava meio no escuro quando ele fazia barulhos e pegava ele para mamar, muitas vezes dava alguns goles e dormia logo, na realidade, ele demora para mamar normalmente, então sabia que ele tinha tomado pouco leite, mas não conseguia acordá-lo novamente! A alguns dias coloquei ele no berço e nas duas últimas noites, ao chegar no quarto dele mais acordada (rsrs normalmente dava de mama como um zumbi!) percebi que apesar de estar se mexendo muito e fazendo muito barulho, ele ainda estava dormindo. Me lembrei na hora disso que havia lido sobre os ciclos do sono e simplesmente dei a chupeta para ele. Ele chupou, ainda agitado e foi se acalmando, até voltar a dormir, acordou depois de 1:30 ou 2 horas.

Amo essa foto! FOTO: Reprodução

Isso é uma forma de ensinar o bebê a dormir, perceber se ele esta realmente acordado com fome ou se simplesmente esta num estágio mais leve de sono, portanto agitado. Muitas vezes, se aguardar (observe, funciona com alguns bebês, outros acordam mesmo) ele voltará a dormir sozinho, porém a gente normalmente já pega o bebê nesse estágio e ele acorda (fiz isso inúmeras vezes).

Aos poucos, ele vai se acostumar a fazer essa transição sozinho e talvez fique menos agitado.

Não falo de bebês recém-nascidos, pelo menos aqui em casa, Bento já acordava assustado chorando, ele tem chorado cada vez menos e feito mais barulhinhos ao acordar, acredito que porque esteja com mais facilidade de dormir e por estar chegando perto dos 3 meses, esta entendendo um pouco melhor o mundo, onde ele esta e não precisa ficar tão assustadinho!

Minha dica é (que fique claro, são dicas que funcionaram aqui, talvez para vocês ou para mim num próximo filho, não venha a funcionar, por isso sempre falo, leia tudo que puder sobre bebês e etc, depois esqueça e observe seu bebê, só ele pode te ajudar a ajudá-lo), a noite, dê um banho relaxante, faça uma massagem, algo que relaxe o bebê, de um mama gostoso (ou ao contrário, enfim. crie uma rotina que deixe seu bebê cada vez mais relaxado) mas já num lugar mais escuro, mais silencioso, ou com um som ou música agradável e coloque ele para dormir (nada é milagroso, algumas coisas demoram para funcionar, em uma fase, Bento só dormia se tivesse no meu colo o tempo todo, tinha que dormir abraçada com ele independente de onde for!)

Ao ouvir que ele acordou, antes de pegar, observe bem, tente, sem mexer nele, arrumar a coberta, dar a chupeta e vê se ele se acalma (pode levar alguns minutos, mas se ele tiver desesperado chorando acordado, já acalme o bebê), caso contrário, amamente e coloque ele de volta para dormir. Se quiser, tente não dar nada e só olhar para ver se ele volta a dormir sem ajuda ou se acorda. Esses momentos de observação do bebê e de dedicação (sim, muitas vezes perderemos algumas horas sagradas de sono) são essenciais para que ele venha a dormir cada vez melhor e sem sofrer (nunca larguei Bento chorando sem amparo).

No começo, faça o bebê dormir e deixe ele no seu colo até chegar a um estágio de sono mais profundo, ai sim coloque ele no berço ou onde ele for dormir. Mesmo assim, por se tratar de um sono mais leve, ele pode acordar, pegue, faça ele relaxar e tente de novo. Sou a favor de tentar algumas vezes mas não se estressar, eu fazia isso: se ele ficasse muito estressado e consequentemente eu também, ia dormir com ele na minha cama. Ele dormia melhor e consequentemente eu também. Salvo alguns dias, acordo super bem e descansada!

Ao contrário de muito do que já li, sou a favor disso, de descansar também, de fazer o bebê se acostumar aos poucos, devagar, dando colo, carinho, sem obrigá-lo a nada, sem deixá-lo chorar. Aqui esta funcionando super bem! PS DA LILY: esse texto foi escrito quando Bento tinha por volta de 3 meses, hoje ele tem 1 ano e 8 meses e continua a mesma coisa. Ele dorme super bem, por volta de 11 ou 12 horas por dia, porém em alguns dias que fica mais agitado, coloco ele na minha cama, ele dorme com mais segurança e todos dormimos bem, o fato de e u fazer isso, nunca mudou o fato de ele dormir super bem no berço também!

Quando ver que ele tem dormido sozinho sem muita ajuda, vá colocando ele cada vez mais cedo no berço, sempre com ele relaxado, até ele ir para o berço ainda acordado (mas relaxadão) e dormir sozinho. Ainda não cheguei nesse ponto, por isso, volto para dizer se chegar…rsrs… por enquanto ele dorme no colo, mas não preciso ficar com ele tanto tempo mais para por no berço, as vezes ele ainda acorda, mas no máximo na terceira tentativa ele já volta a dormir, as vezes só dando chupeta. Dorme umas 4 ou 5 horas e tem acordado (do jeito que falei antes) coloco a chupeta e ele dorme mais 1:30 ou 2 horas e ai sim acorda com fome. Depois, umas 7:30, ainda tiramos um cochilo juntos na cama e acordamos umas 9 para mamar e levantar!

PS DA LILY: kkk já que falei que iria atualizar, vou atualizar novamente. Continuei fazendo essa rotina, porém para fazê-lo aprender a dormir totalmente sozinho, optei por fazê-lo dormir na minha cama e depois transferi-lo para o berço. Isso porque ele ficava sozinho no berço, mas as vezes demorava 40 minutos ou mais para dormir, muitas vezes brincava e sempre chorava se eu saísse de perto. Resolvi colocá-lo na minha cama e ficava deitada do lado, no começo ele pulava na minha cara, brincava, ria, falava na língua dele e eu ignorava, no máximo falava “nanar”! depois de alguns dias ele começou a entender e se preparar para dormir. Até hoje faz isso, sabe a hora, se colocar na minha cama ele já se ajeita e muitas vezes não preciso estar do lado. Na realidade, quando ele começou a dormir sozinho, voltei ele para o berço e já estava iniciando o processo de sair do quartinho aos poucos (sempre voltando depois de uns 5 minutos) e ele já tinha começado a dormir totalmente sozinho. Porém, como alguns de vocês sabem, me mudei por uns tempos para a casa da minha mãe, pois a minha esta em reforma, acabei regredindo e fazendo ele dormir na minha cama, até porque estamos no mesmo quarto. Porém, ao voltar para casa, pretendo colocá-lo na cama dele (já que o berço será da Chiara) e começar a acostumá-lo a dormir lá de vez

Tentem e me contem! Quero saber de vocês também se isso esta funcionando!

Beijos”

Related Post