Papinha de bebê tem Ferro!

Ola! Chiara esta com quase 11 meses! Após 5 meses de introdução alimentar e acredito que já posso vir falar com mais propriedade desse momento de nossas vidas e dar umas dicas e receitinhas! Tenho um vídeo no youtube também sobre a Introdução Alimentar, quem quiser assistir:

Escrevi outros posts sobre introdução alimentar, inclusive muito sobre o que o Dr. Carlos Gonzales passou nas palestras dele no Brasil, e falei sobre como os bebês começam a se alimentar pela falta do ferro.

Resumindo, os bebês nascem com ferro extra, suficiente para meses ou até anos. O leite materno não é rico em ferro (único nutriente que ele é fraco), porém, seu ferro é de alta absorção, o que é excelente. A Organização Mundial da Saúde recomenda que os bebês exclusivamente amamentados, tomem suplemento de ferro aos 6 meses, isso porque eles generalizam e não levam em consideração o tempo que levou-se para cortar o cordão umbilical do bebê e até se ele terá uma dieta rica em ferro ou não.Veja mais sobre esse assunto AQUI

Aqui, apesar da recomendação da pediatra, não estou dando o ferro não (quero deixar claro antes de continuar que pesquisei muito para tomar essa decisão e baseada em decisões desde o parto, a responsabilidade é inteiramente minha, caso haja uma falta de ferro comprovada ou eu mude de ideia, farei de outra forma, não faça nada sem perguntar ou ler pesquisas sérias a respeito) . Chiara teve o cordão cortado depois de parar de pulsar, o que significa que ela recebeu muito mais ferro do que se tivessem cortado logo que ela nasceu e ela come bem, procuro sempre colocar ferro no alimento dela que tenho feito papa, quando tem, tipo brocolis, ofereço também inteiro para ela pegar e comer e ela ama.

Essa é a primeira dica: adicione sempre algo que contenha ferro nas papinhas do bebê, caso queira fazer o BLW, fale com um especialista por receitas ricas em ferro ou fique de olho, pois o bebê pode ter uma possível anemia num futuro já que muitas vezes deixa, ou demora para comer alimentos com ferro (como carne).

Alguns alimentos ricos em ferro:

fonte animal: carne vermelha, fígado, gema.

Fonte vegetal: feijão, ervilhas, lentilhas, salsinha, espinafre, beterraba.

IMPORTANTE: os alimentos ricos em ferro de fonte animal, tem o ferro facilmente absorvido pelo corpo, os de fonte vegetal, são mais difíceis e terão a sua absorção melhorada se na mesma refeição (no caso pode ser de sobremesa) a pessoa ingerir alimentos ricos em vitamina C como laranja,  morango (para crianças maiores de 1 ano), pimentão.

Dito isso, gostaria de dizer também que fazer um caldo de galinha caseiro (deixarei uma receita na segunda que vem, fique atento) ou de legumes pronto pode te ajudar muito a manter os pratos nutritivos e saborosos.

E última consideração que todo mundo me pergunta, não faço comidinha todo dia não. Faço para umas 4 refeições, coloco 2 refeições em um pote e congelo. Sirvo as outras de almoço e janta. No dia seguinte se puder, faço novamente a mesma coisa, se não descongelo algo antigo, mantenho sempre uns 6 potes de comida no freezer.

Papinha de Arroz  e Legumes

papinha de bebê de arroz

  • 1 xícara de café de arroz
  • 1 cenoura pequena ralada
  • 1 mandioquinha pequena descascada e cortada
  • Aproximadamente 5 arvorezinhas pequenas de brócolis
  • Cebola picada (um pedacinho pequeno)
  • 1 pedaço de carne (faço a olho, compro músculo e pego um dos pedaços que já vem partido)
  • Salsinha
  • Fio de azeite para servir

Coloco tudo na panela (menos a salsinha e o azeite) e cubro com água, passo uns 2 dedos e deixo cozinhar em fogo baixinho. Nunca jogo essa água fora, quero que eles cozinhem e absorvam todos os nutrientes, por isso se eu percebo que precisa de mais água, adiciono aos outros ou se estiver com muita água eu deixo secar melhor, o ideal é não deixar ferver muito para não perder muitos nutrientes. Coloco a salsinha e sirvo o pratinho com fio de azeite depois de amassar grosseiramente com garfo.

Papinha quinoa, espinafre e fígado

papinha de bebê de quinoa

  • 1 cenoura ralada
  • 1/2 abobrinha ralada
  • 1 xícara de café de quinoa (sempre tenho em casa, por isso uso bastante na papa dela)
  • 1 pedaço de fígado (compro, corto em pequenos pedacinhos e congelo na forma de gelo mesmo, uso 1 gelinho)
  • 1 inhame (ou 2 dependendo do tamanho, gosto sempre de usar por conta da textura)
  • 1 punhado de espinafre
  • Fio de azeite no final

Faço da mesma forma que o primeiro, tudo junto na panela, porém nesse caso, coloco o espinafre no final, porém antes de desligar.

Nas duas papinhas de bebê tem ferro de fonte animal, não há necessidade de dar uma vitamina C, porém, caso o ferro venha somente de fonte vegetal, de um pedaço de laranja após a refeição, por exemplo.

Espero que ajude você a montar algumas papas, aqui a Chichi já come a mesma comida que a gente, ainda evito sal ou pimenta, mas ela ja tem comido basicamente as mesmas coisas, já temos uma alimentação bem saudável então tem sido ótimo!

Beijos

Related Post