Pomada de amamentação é segura?

Quem ja amamentou sabe a dificuldade que pode ser inicialmente, eu particularmente acho o começo da amamentação mais difícil do que do parto e um dos motivos é porque o medo da dor do parto a gente ouve falar desde pequenas e da amamentação não.

Não somos preparadas para amamentar durante a gravidez e muitas vezes o medo é o que nos faz deixar de fazê-lo. O medo das rachaduras e da dor é um dos maiores motivos e quem já sentiu sabe como é difícil suportar tudo isso, especialmente nesse inicio dificil que a maternidade pode ser.

A verdade é que as rachaduras acontecem em grande parte das mães e muitas vezes não melhoram por conta da pega incorreta do bebê e se essa pega não for corrigida, dificilmente a dor vai diminuir! Portanto, de nada adianta usar mil recursos para diminuir a dor, se a pega não for corrigida (as vezes erra correção leva tempo, ok!? não é necessariamente de um dia para o outro).

pega-correta

Em outro post falarei mais detalhes da pega do bebê, mas hoje quero falar de outro recurso que pode ser um excelente aliado das mães, mas muito perigoso também. As pomadas de lanolina especializadas para amamentação.

A lanolina é um óleo retirado dos pelos das ovelhas e percebe-se que ele tem grandes beneficios para a pele, especialmente na hora de amamentar. Ele protege a pele na perda de água, hidrata e sua gordura protege também. Tudo isso facilita na recuperação da pele que esta machucada após a amamentação e o melhor, não faz mal nenhum ao bebê, portanto não necessita de ser retirada da pele para amamentar.

Isso claro, se estivermos falando de lanolina pura, porém muitas marcas que alegam ser puras, acabam usando conservantes como o BHT. Alguns estudos indicam que o BHT pode aumentar o teor de gorduras e colesterol no sangue e também dificultar a  absorção de nutrientes, desencadear alergias como dermatites e urticárias e quando usado em um grupo de ratos, observou-se a ocorrência de tumores. Alguns países proibiram o uso desse conservante, mas a recomendação no Brasil é de uma dose considerada “saudável”

Esse conservante são usados em alimentos também (e na gasolina, então nem preciso dizer que tipo de alimentos,né?!), porém nesses, há um controle maior da ANVISA dentro desse limite que citei acima. Agora a pomada é classificada pela Anvisa como cosmético e ai esse controle é diferente.

Eu que sou meio anti industrialização, nem shampoo uso, fico super atenta! Então como saber qual marca é boa? Primeiro, leia as embalagens a fundo, não somente o rótulo. Se a lanolina for pura mesmo, não há necessidade de retirá-la, muitas marcas dizem ser puras e pedem para retirar a pomada na bula, leia a composição (nem sempre escrevem tudo, mas tem que ser 100% lanolina). Pesquise se há pesquisas feitas com tal marca para determinar.amamentação segura

Uma marca que adoro, que usei e que nas últimas pesquisas não foi encontrado nada além de lanolina (a única entre as marcas mais vendidas no Brasil) é a Lansinoh! É uma marca americana, a pioneira nesse tipo de pomada.

Agora, para confiarmos mesmo, precisamos ficar atentas às pesquisas! Afinal, queremos sempre o melhor para nossos filhos e o que ele vai ingerir é muito importante! Afinal, se estamos amamentando que é o alimento melhor para ele, temos que nos preocupar por a pomada também!

Beijos

Related Post