Por que ter um quarto montessoriano?

Hoje, muito se fala sobre o quarto montessoriano para crianças e como monta-lo, porém você sabe o que isso significa? Cama no chão? Brinquedos a mão? Você entende o porque? Isso é o que eu quero falar um pouco hoje! Depois a gente pensa em como montar!

Maria Montessori (1870- 1952) foi uma médica educadora que desenvolveu esse método educacional chamado de Montessori (por motivos óbvios). O método é interessante, pois deixa a criança livre para se observar sua natureza e a partir dai se faz a educação, ou seja, quem diz como será a melhor forma de aprender é a criança e não o contrário.

como funciona o quarto montessoriano

Fonte: Pinterest

Uma casa montessoriana (não precisa ser somente o quarto) ela é feita com o propósito de permitir essa exploração da criança de forma segura. Muitas vezes vejo gente confundindo liberdade com falta de segurança. Se da a liberdade, por exemplo, para a criança subir e descer uma escada, porém nada impede que haja um portão, por exemplo, para evitar que ela faça desacompanhada, ou grades.

Muitos quartos que se chamam de Montessori não são exatamente, porém são baseados em algumas ideias. Uma delas é ter a cama no chão, na verdade o colchão mesmo pode ser colocado diretamente no chão, dependendo do piso ou com um forro (tapete, madeira ou algo assim) para evitar a friagem. Mas porque fazer isso? Porque a criança tema  liberdade de mexer no quarto (que obviamente é seguro e montado para que ela explore mesmo), de dormir sozinha, mas mais do que isso, a criança aprende a lidar com o espaço de dormir sozinha, se ela rolar para fora, não se machucará, mas será desconfortável, ela aprenderá de forma segura a dormir na cama sem cair.

como montar um quarto montessoriano

Fonte Pinterest

Móveis baixos e nichos com caixas também é algo que se ve nos espaços montessorianos, pelo mesmo motivo da exploração. Os quartos são neutros e minimalistas, muitas vezes, isso porque uma das bases importantes na educação montessoriana é a concentração (existem até exercícios que eles fazem em aula para a criança se concentrar, um deles que é simples, é evitar dar muitos brinquedos de uma vez a criança, deixe ela começar e terminar uma atividade para apresentar outra), Maria considera muito importante nos dias de hoje se trabalhar isso na criança que quase sempre é agitada e imediatista. Outro ponto é a organização e a beleza, objetos pensados, colocados no local certo, diferente de abarrotar um monte de brinquedos no espaço.

Os brinquedos guardados em caixas, nichos e etc, facilitam essa organização do espaço, tornando-o mais neutro. Porém, como esta próximo da criança, ela mesma pode tirar do lugar para brincar e guardar novamente.

como motnar um quarto montessoriano

Outro ponto valorizado é a participação nas atividades da casa, e por isso também, é legal deixar a criança desde pequena, aprender a guardar os brinquedos novamente nas caixas e a ir fazendo pequenas atividades que ajudam não somente na rotina da casa, mas na coordenação, no trabalho em equipe e etc.

Deixar a criança usar as mãos é muito importante para seu desenvolvimento. Por isso, eles querem mexer em tudo, é natural para eles, deixe a mão o que eles podem mexer, deixe eles tocarem, crie diferentes texturas e sensações para ela tocar, existem algumas paredes legais que você pode fazer.

como montar um quarto montessori

Fonte: Pinterest

Oura coisa legal que aguça os sentidos de uma criança é o espelho! Existem espelhos de  acrílico que são perfeitos e seguros para esses espaços. O rosto humano é um dos primeiros interesses de uma criança, o espelho a ajuda a reconhecer fazer, expressões e a si mesma!

Outro ponto a ser lembrado é a segurança, se tem janela, cobrir, se puder, coloque tomadas altas, pois mesmo tampadas, a criança pode (especialmente quando cresce) se machucar gravemente. A intenção é sim criar um espaço adequado para a criança mexer e mais do que isso, ensiná-la a fazê-lo, porém, para isso, a segurança é fundamental (até porque leva um tempo para o ser humano fazer esse discernimento sozinho).

Bom, você já conheceu um pouco dos princípios do lar montessoriano, no próximo post, darei algumas ideias para você montar para seu filho!

Beijos

Lily Fontana

Related Post