Quarto de criança do Bento!

Quem nunca viu um quarto de criança, com cama no chão e brinquedos acessíveis? Essa é a nova onda do quarto infantis e eu não fugi disso para fazer o quarto do Bento. Ao contrário do que muita gente pensa, esse quarto não é exatamente Montessoriano, mas é sim baseado nas ideias dele.quarto bento montessori baseado 3

Quero deixar isso claro, porque basta ver um colchão no chão que as pessoas chamam o quarto de Montessoriano (já escrevi sobre esse quarto e seus benefícios AQUI e AQUI), mas esse estilo é muito mais do que decoração de quarto infantil, é um método educacional e envolve bem mais do que é normalmente mostrado. Porém, como esta na moda, as pessoas usam o nome para vender, mesmo que não seja algo exatamente do método.

Enfim, uma das ideias para o quarto do Bento é que fosse um espaço para ele curtir e brincar, isso porque ele gosta muito de brincar do lado de fora e sempre que chove ou que não podemos sair, ficava sem recursos do que fazer. Então para mim, mais importante do que ele dormir nele (até porque ele dorme muito no nosso quarto também), era ele curtir o espaço.

quarto montessori baseado menino 1

Eu que amo “faça você mesmo”, fiz o móvel dos brinquedos, os nichos e a cama de casinha com ajuda do marido. Minha ideia par o móvel era ser resistente e fácil de mexer. A altura é ideal para ele alcançar todos os brinquedos e livros e as gavetas são caixotes com rodas para ele transportar por ai. Assim como o puxador feito de corda para facilitar.Quarto Bento Montessori baseado 5

Já a cama, escolhi essa de casinha porque amo o estilo e aproveitei a teoria da Montessori sobre camas no chão para as crianças (porém, vou relembrar que cama de casinha não é um conceito montessoriano).

As paredes escolhi um azul, porque Bento é agitado e azul é uma cor tranquilizante, além de bem neutra e fácil de combinar e uma parede foi pintada com tinta de lousa para ele abusar da imaginação. Ele e papai amam esse espaço e estão sempre pintando algo diferente. Porém, quero lembrar que se a criança tem tendencia a ter alergia respiratória, o quarto não é o melhor lugar para uma parede de lousa, porque faz sim muito pó.

Os nichos foram escolhas para colocar coisas que ele não precisa brincar e que pode até quebrar, assim fica fora do alcance, mas a gente mantem a decoração. Outros detalhes legais são o cabideiro, que foi feito com um pedaço de madeira de demolição e puxadores da comoda do quarto dele de bebê (ver AQUI) e as bandeirolas com o nome dele que foi feita para o chá de bebê dele e tem passado de quarto para quarto também. Isso da um ar bem bacana de espaço personalizado.Quarto Bento montessori baseado 4

Para finalizar esse espaço tão gostoso, a cabana da Toca do Bidú deu não só o charme na decoração, mas ficou um espaço de criatividade e brincadeira. É um lugar que a gente brinca de se esconder, de ler e até de dormir dentro! Quem não amava brincar de cabaninha? Outra ideia bacana é usar a própria cabana para a cama e colocar o colchão dentro!

quarto montessori baseado menino 1

As cores dos detalhes do quarto são as primárias, são muito infantis e fortes, juntas formam um balanço perfeito de contraste e alegria e por isso as escolhi.

Se quiser ver e saber mais sobre o quarto do Bento, veja só esse vídeo!

 

Beijos

Lily

Related Post