Receita e benefícios de: Salmão com molho de maracujá!

Eu simplesmente adoro Salmão! Não sou uma fã número um de peixes, mas salmão sim! Amo cru, cozido, na grelha, enfim! É sempre uma delicia!

Além de gostoso, é rico em proteínas de boa qualidade e fácil digestão, em Omega 3, protegendo nosso coração e ferro. A cor alaranjada vem da alimentação do salmão, que costuma viver parte da vida em rio e depois vai para as águas frias do mar! Normalmente o salmão que compramos é de cativeiro e a cor da ração dada a eles.

Porque não juntar tamanhos benefícios com outro alimento delicioso e nutritivo? O maracujá. Uso muito para fazer sucos, mas o seu sabor azedo fica perfeito com o sabor do salmão (hummm da água na boca de pensar)! Além disso, além da ação tranquilizante, o maracujá tem poucas calorias (ponto para ele), tem ação antioxidante, é rico em cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio, além de vitamina do complexo B, A e C! Isso sem contar a casca que ajuda a emagrecer (sim, pode usar a casca também!) e evita os picos de insulina, se tornando ótimo alimento para os diabéticos. A semente, muito usada em produtos de beleza é cheinha de ácidos graxos e tem ação emolientee antioxidante.

Ufa, depois de tantas vantagens, vamos para a receita! Deliciosa e fácil de fazer, sem desculpas!

receitas saudáveis com salmão ao molho de maracuja

Ingredientes (rende para 2 pessoas) 

 

  • Salmão com aproximadamente 400 ou 500 g
  • Uma xícara de polpa de maracujá (ensino a fazer abaixo)
  • Duas colheres de cebola picadinha
  • Dois dentes de alho médios/pequenos picados ou amassados
  • Uma colher de chá de maisena
  • Duas colheres de sopa de salsinha picada
  • Uma colher de chá de açúcar (se preferir pode ser adoçante ou mel que goste)
  • Sal e pimenta a gosto

Salmão:

Pegue a peça de salmão, coloque sal e pimenta a gosto, coloque em um refratário, cubra com o papel alumínio (brilho para baixo, do lado da comida! Quer saber sobre essa e outras dicas do papel aluminio? Veja AQUI) e deixe no forno médio já aquecido por aproximadamente 20 minutos (se for uma peça mais fina, pode deixar uns 15), tire o papel alumínio e deixe mais uns 10 minutinhos!

Molho de maracujá!

Compre os maracujás pesados e feinhos (enrugados) que estão mais maduros), corte ao meio e coloque a polpa no liquidificador! Bata com um pingo de água (se necessário) e coe! Para a receita, usei uma xícara de chá, o resto, você pode congelar em forma de gelo (já viu a matéria sobre como congelar os alimentos? Veja AQUI) e depois tirar e deixar nos saquinhos para fazer mais molho, suco, musses e etc.


Coloque a cebola na frigideira com um pouco de azeite (uma colher esta bom), quando estiver ficando transparente, adicione o alho (gosto de fazer assim, pois o tempo de cozimento é diferente e o alho pode queimar). Quando estiverem douradinhos adicione o suco, deixe no fogo baixo uns 2 minutinhos, se necessário vá mexendo para não queimar ou secar de mais (nesse caso não espere os 2 minutos).


Coloque uma colher de chá de açúcar (ou o de sua preferencia), sal e pimenta a gosto!


Pegue uma xícara de chá de água e misture com uma colher de chá de maisena e dissolva bem. Coloque junto ao molho e mexa até ficar mais grossinho. Adicione a salsinha!

Gostou? Depois me conte se fizer!

Beijos
Lily

Fonte:
http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=alimentos-S&pub=4536
http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/maracuja-beneficios-vao-alem-acao-tranquilizante-753728.shtml

Related Post