Receita de Iogurte Caseiro (desnatado)

Você é como eu que ama derivados de leite e não fica sem seu iogurte diário? Então essa receita é perfeita para você! Uma das coisas que mais amo na culinária é descobrir uma forma natural de fazer algo que se vende no mercado, um dos meus maiores objetivos de vida é me afastar cada vez mais de industrializados, então sou apaixonada por essa receita! Além de ser muito fácil.

Iogurte caseiro desnatado

Receita deliciosa de Iogurte Caseiro (desnatado)!

As bactérias do Iogurte são muito boas para a saúde, porém todo industrializado tem aditivos, açucares, sal, conservantes e etc. E por isso fico desconfiadas de comer muito! Principalmente de dar para o Bento (que adora). Porém, quando a gente faz em casa, sabemos o que tem (mesmo usando o iogurte do mercado para começar o processo) e fica ainda mais delicioso e cremoso!

 

Iogurte Caseiro (desnatado)!

  • 1/2 copo de iogurte natural (desnatado)
  • 1 litro de leite fresco (desnatado)

PS: coloco o desnatado entre parenteses, pois se você preferir integral ou semi-desnatado, fique a vontade. Eu uso o desnatado. O leite fresco é melhor, porém cheguei a fazer com o de caixinha e funcionou aqui! O iogurte é aquele sem sabor, nem adoçantes, ok!? Eu uso tudo do leite da fazenda

 

 

Ferva o leite e espere ele esfriar um pouco (até conseguir ficar com o dedo  uns 10 segundos dentro) fica uma temperatura morna (para o quente), misture bem com o iogurte e coloque num recipiente de vidro  com tampa (jogue água quente para esterilizar antes de usar) em um lugar com variação de temperatura baixa, sombra e não mexa nele mais. Eu gosto de usar aqueles vidros que a tampa fecha com trava, sabe? Aguarde em média 15 à 24 horas, verifique se ele ficou mais grosso, com textura de iogurte.

 

 

Coloque na geladeira e sirva da forma que preferir. Se quiser, pode guardar o referente ao iogurte da receita para continuar fazendo! Se preferir que ele fique mais grosso, pegue uma peneira grande sobre um pote e forre com tecido de cozinhar ou gaze coloque o iogurte lá e deixe descansar na geladeira. Você perceberá que terá escorrido boa parte do soro depois de algumas horas. Deixe o tempo necessário para chegar a consistência que você gosta.

 

 

Para virar iogurte, as bactérias que estão no Iogurte pronto vão se alimentar dos açucares do leite, para isso, a temperatura deve estar amena (dias de calor são melhores para isso) e o Iogurte deve ser bom, porque tem muitos que tem tanta mistura que mal tem iogurte lá. Isso pode influenciar o resultado final. Mas se não der certo na primeira, não desanime, use outra marca, deixe descansar dentro do forno que tem menos interferência da temperatura externa (não ligue, please!!!).

 

 

Para saber se deu certo, verifique se ele esta grossinho, cheiro de iogurte (que tem um leve azedo no fundo) e sabor de Iogurte. Fiquei bem em dúvida na primeira vez! Agora estou amando e faço toda hora, faço cream cheese e ricota dele (mas conto isso em outro post)

 

Beijos

 

Lily

 

 

 

Related Post