Receita: Massa de Pizza Caseira

Gente, venho aqui passar para vocês uma receita que não é minha, é do Jamie Oliver e pertence ao livro de receitas pela Italia! Eu simplesmente adoro as receitas dele, sempre são certo, são deliciosas e tem várias que são tão práticas. Essa é uma dessas fáceis de fazer, até o maridão que não gosta de cozinhar vai querer aprender para fazer para o pessoa; Massa de Pizza!

A algum tempo eu e umas amigas temos a tradição de passar a páscoa em Campos do Jordão aqui em São Paulo. Toda fez, tiramos um dia para fazer pizza no forno a lenha! É uma noite deliciosa, cada um monta a sua, a gente come e se diverte, mas nunca tínhamos feito a massa, ai resolvi arriscar e fazer, peguei essa do Jamie Oliver e ficou leve, gostosa, fácil de fazer, praticamente não sobrou pizza. O mais difícil é deixá-la redonda, a gente abriu com o rolo e o marido de uma amiga minha foi o mais habilidoso rsrs… Mas as pizzas tortas fizeram sucesso também!

Depois, fiz em casa no forno mesmo e com farinha integral e também funcionou! Ou seja, faça como preferir!

Massa de Pizza (de 6 a 8 discos médios e finos): By Jamie Oliver

pizza do Jamie oliver

Olha que delicia essa pizza que fizemos!

800g de farinha de trigo

200g de semolina fina

1 colher de sopa rasa de sal

2 saches de 7g de fermento biológico seco

1 colher de chá de açúcar de confeiteiro dourado (usei açúcar normal)

Cerca de 650 ml de água morna (não deixe ferver nem muito quente para não perder o poder do fermento)

Misture um pouco da água morna no fermento e açúcar e misture com um garfo até espumar um pouco, deixe descansar alguns minutos para ativar o fermento. Misture as farinhas e o sal e faça um monte em uma superfície limpa (mesa, bancada e etc). Faça um buraco no meio, e despeje a mistura do fermento no buraco e vá misturando com a farinha, formando um mingau mais grosso, vá adicionando água e misturando até formar uma massa homogenia que não gruda muito nas mãos.

Sove a massa por aproximadamente 10 minutos. Polvilhe a massa com farinha e cubra com filme plástico e a deixe descansar por ao menos 15 minutos em um lugar mais morno (eu coloco do forno desligado mesmo). Divida em bolas (umas 6 é um bom número) e de acordo com Jamie Oliver abra de 15 a 20 minutos antes de fazer as pizzas. Eu particularmente abro na hora mesmo. As vezes até separo as bolas antes de deixar crescer para facilitar.

Quanto ao forno de pizza, se tiver um a lenha, acenda umas 3 horas antes (dependendo do tamanho, claro), pois o ideal é que o forno todo esteja quente e não o fogo, colocar a mão por fora e sentir aquecido também é uma boa tática. Na hora de colocar as pizzas, deixe brasas e não um fogo enorme para elas não queimarem antes de cozinhar a massa.

No forno convencional, deixe pré aquecido a 250o. O ideal é usar uma pedra tipo granito (deixe na grelha esquentando) como base das pizzas, fica mais crocante. Compre ou faça um molho bem caseiro, mussarela, catupiry, atum, milho, presunto, cebola, ovos cozidos, calabresa, enfim, compre o que gostar e faça suas pizzas, pode até criar sabores e fazer pizzas doces. Muito mais gostoso do que pedir em casa!

Massa de pizza feita com farinha integral na forma

Outra forma de fazer é espalhar a massa em uma assadeira e deixar crescer lá. Depois faça furos com os dedos deixando a borda, regue com azeite e coloco molho e o recheio. Pode adicionar mais molho e recheio que nas pizzas comuns, pois essa pizza é mais grossa. Coloque no forno até dourar. Fiz assim aqui em casa e ficou deliciosa também!

Beijos

Related Post