Receita: Panqueca Recheada com Cogumelos e Gorgonzola

Há algum tempo tento organizar minha alimentação da forma mais saudável  o possível e confesso que apesar de por alguns momentos conseguir, as vezes caio na tentação por alguma bobeira que não gostaria de comer mais. De qualquer forma, decidi aderir à segunda-feira sem carne e isso tem sido um sucesso.

Na realidade gosto de dietas restritivas que nos obriga a pensar e criar algo diferente e se tem algo que aprendi a comer constantemente com a segunda sem carne foi o cogumelo. Temos tido sucesso aqui com algumas receitas que pego na internet ou livros, mas hoje, essa foi ideia minha e ficou uma delicia, então, não poderia deixar de ensinar a vocês!

Panqueca Recheada com Cogumelos e Gorgonzola

receita facil com cogumelos

Para panqueca:

  • 1 copo de leite
  • 1 ovo
  • copo de farinha de trigo (pode usar integral se preferir, eu uso)

Bater tudo no liquidificador até formar uma massa lisa, usar uma frigideira anti aderente e usar um pouco de azeite ou manteiga. deixe a panela esquentar e coloque uma concha da massa, faça movimentos circulares com a frigideira para  amassa se espalhar bem. Faça uma por uma e reserve.

Recheio:

  • 1 bandeija de cogumelos de sua preferencia (aqui vario, mas nessa usei um mix de paris e chitaque)
  • 2 colheres de creme de ricota
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • Gorgonzola a gosto (coloco uma colher cheia, o sabor é forte e mais iria acabar com o cogumelo, porém se você não for fã, pode usar outro queijo e ou menor quantidade)
  • 1 colher de manteiga (eu uso a ghee que ensinei a fazer AQUI)

Lave bem os cogumelos em agua corrente, se usar o chitaque, dispense parte do cabo mais grosso que os une, pois ele é mais duro. Pique o resto, pode ser pequeno, mas não exagere para ele aparecer. Pique a cebola, alho e também o queijo.

Em uma panela no fogo baixo, coloque a manteiga e a cebola e deixe que essa caramelize (quando ficar dourada, você pode usar uma pitada de sal no inicio e de açucar), mexa de vez em quando para não queimar, adicione o alho e os cogumelos. Cozinhe por alguns minutos (não é preciso muito, uns 5 minutos se eles forem cortados pequenos será o suficiente, mas prove). Adicione o creme de ricota e  o gorgonzola e mexa até que esse derreta.

Use essa massa para rechear as panquecas, fazendo rolos. Coloque em um refratário. Coloque por cima um pouco de molho vermelho (de preferência caseiro) e queijo ralado e leve ao forno até que o queijo derreta e fique douradinho!

Prontinho!

Essa massa pode rechear massas também! Fica delicioso.

Beijos

Related Post