Saúde Bucal do Bebê: Como fazer?

Repost do blog antigo do dia 7 de janeiro de 2015

“Aqui em casa, Bento esta ficando maluco com a chegada dos dentinhos! Eles ainda não apareceram, mas com certeza eles estão próximos. Por isso, resolvi conversar com minha amiga Fernanda que é dentista e mamãe do lindo Matheus para contar um pouco sobre a higiene bucal nos bebês.

Muita gente fala sobre a limpeza da boquinha do bebê antes mesmo do dentinho nascer, será necessário mesmo?! “Antes dos primeiros dentinhos apontarem, nós dentistas costumávamos orientar as mamães a limpar a boquinha do bebê com uma gaze ou fraldinha úmida após as mamadas. Parece bem simples né?!? Depois que virei mãe, vi que não é tão fácil assim, porque muitas crianças sentem ânsia. Porém, atualmente as orientações mudaram um pouquinho… Há dentistas que dizem que crianças que mamam exclusivamente no peito, não tem necessidade de passar a gaze antes do surgimento dos primeiros dentes, pois a mesma removeria bactérias ruins e as boas também para os bebês. Eu particularmente achei ótimo.”

escovar os dentes do bebê

“Agora para os que tem complementação alimentar a higiene com gaze ainda é uma boa opção”, eu amamento e dou o l.a. também (veja minha historia AQUI), então uso a fraldinha limpa e passo dentro da boca, entre a bochecha e a gengiva, envolta da língua, ele fica tentando pegar da minha mão, então quando acabo, dou na mãozinha dele e deixo ele fazer o serviço da forma dele, mas se usar a gaze não faça isso, pois o bebê pode engasgar.

“Teorias à parte, o que costumo fazer aqui em casa é pegar uma dedeira e massagear a gengiva dele. Primeiro porque está coçando muito e segundo pra ele ir se familiarizando com a escova pra quando os dentinhos aparecerem. Ele adora!!!!” diz a Fernanda.

Agora, apontou o dentinho é bom procurar um dentista e pode até começar a escovação. Use escova e pasta para bebês (não contém fluor, a Weleda e a Colgate tem), pois eles ainda engolem a pasta e a nossa pasta do dia a dia pode ser prejudicial. Porém, não se desespere, no inicio só a escova ou a higienização do dente com a gaze ainda da conta. A MAM tem uma linha de higienização da boquinha do bebê muito legal, desde uma luvinha para antes do nascimento dos dentes, massageador e escova.

kit de escovas para cada fase da MAM

O que é muito importante dizer que depois que o dente nasce, não pode deixar o bebê dormindo tomando a mamadeira ou suco, para evitar as conhecidas cáries de mamadeira, como esses líquidos contém açúcar, ele vai se acumulando no dentinho do bebê! Sempre higienize os dentinhos antes de dormir ou ao menos passe a gaze ou ofereça uma mamadeira com água.

O legal de começar esse processo desde cedo é que a criança não estranha o processo depois. Deixe ele conhecer a escova, morder, brincar também para ele ter essa experiencia como um momento bom e te ajudar!

Espero que tenham gostado!

beijos

Lily e Fernanda  “

Related Post