Tamanho de roupa de bebê

Você entra em uma loja e olha a etiqueta, compra a roupa e quando chega em casa descobre que é pequena ou grande de mais! Isso é um cenário muito comum já que não há exatamente um regulamento sobre os tamanhos de roupas, então tentarei nesse post falar um pouco sobre isso com vocês.

Roupa do bebê tamanho

Não tem como generalizar, como falei, muitas vezes uma marca usa uma modelagem e outra outra totalmente diferente, mas quero falar especialmente do tamanho que você deve comprar de acordo com a época de nascimento do bebê para bebês tamanho padrão, ai você se adapta para seu bebê se ele for maior ou menor.

É dificil saber antes do bebê nascer se ele será grande ou não, você pode tentar se basear pelas ultras ou pelo tamanho da mãe e pai.

Bebês nascidos no Verão.

Esses bebês usarão roupas até 3 meses de verão, se sua cidade for quente, invista em body sem manga ou manga curta, pode ter uma calça ou blusinha para alguma eventualidade, afinal os bebês RN podem precisar, mas no geral o bebê vai ficar mais de fralda e body.

As roupas até 6 meses serão usadas no máximo até o sexto mês, ou seja, chegando no inverno, essas roupas quase não serão usadas. Então invista na meia estação, misture body de manga curta e longa, tenha mais calças e adicione uns macacões longos também, mas prefira os mais frescos, compre um saco de dormir quentinho para o bebê e se por acaso esfriar, você usa ele para aquecer. Tenha umas opções de roupas curtas.

Eu confesso que apesar de ser comum os macacões e eles serem práticos, para quem não puder investir tanto, peças separadas serão mais fáceis para você variar o look do bebê.

As roupas até 9 meses pegarão o inverno, ou seja, body de manga longa, calça, meia, macacão quentinho, o mesmo saco de dormir.

Até 12 meses as roupas meia estação novamente.

Bebês nascidos na meia estação. (primavera ou outono)

Outono: São bebês que pegarão mais parte do frio e como os bebês RN precisam de roupas mais quentinhas, até 3 meses é bom ter macacões, a maioria dos bodys de manga longa, calças, meias, luvinhas e gorrinhos. Porém, é sempre bom ter ao menos um jogo de bodys de manga mais curta porque os dias quentes podem surpreender.

Até 6 meses roupas para o Frio com algumas de calor.

De 9 meses podem ser para o calor e as de 12 mais meia estação.

Primavera: até 3 meses normalmente você vai vestir o bebê RN, então ter alguns macacões de frio mesmo que esquente em breve pode ser útil, mas segue a mesma dica dos sacos de dormir.

Até 6 meses roupas de calor com algumas de frio, até 9 meses roupas de frio e até 12 já faz o enxoval meia estação.

Bebês de Inverno:

Até 3 meses: invista nas peças de frio mesmo, os RNs vão precisar.

Até 6 meses: peças meia estação, até 9 peças de verão e até 12 peças de frio novamente.

É bom lembrar que normalmente os bebês usam a peça antes do que indica, ou seja, uma peça 9 meses da Carters, por exemplo, será usada mais ou menos com 6 meses ou até antes dependendo do tamanho do seu bebê.

Outra coisa, quando falo em até 3 meses, falo de peças RN e 3 meses. Porém, bebês grandes usam pouco (ou nada) as roupas RN.

As roupas P equivalem mais ou menos de 1 a 4 meses, as M de 5 a 8 meses e G de 9 a 12 meses.

Quando os bebês fazem 1 ano eles começam a crescer um pouco mais lentamente e você precisará comprar menos peças.

Tabela para ajudar a saber como vestir o bebê de acordo com a temperatura do dia. Veja o que é mais comum na época que seu bebê nascer e calcule o resto das roupas baseado nisso

Tabela para ajudar a saber como vestir o bebê de acordo com a temperatura do dia. Veja o que é mais comum na época que seu bebê nascer e calcule o resto das roupas baseado nisso

Para finalizar, vou dar um exemplo do que aconteceu aqui em casa com Bento para entenderem. Ele tinha um tamanho padrão e nasceu em Julho, ou seja, inverno. Pegou um inverno forte e usou RN por mais ou menos 1 mês. As roupas de 3 meses começaram a ser usadas então e eu não tinha quase roupas de frio (e continuava frio) porque eu pensei ao comprar que usaria com 3 meses, ou seja outubro (era agosto ainda)! Porém com 3 meses (outubro) ele já era grandinho e eu já usava roupas de 6 meses, mas tinha alguns dias amenos e eu só tinha roupa de verão, pois calculei que ele usaria somente em janeiro essas roupas.

Esse assunto é meio complicado de explicar, mas espero poder ser útil!

Beijos

Related Post